Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto automatizado de mecanismos utilizando agentes baseados em teoria perspectiva

Processo: 11/18325-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 02 de julho de 2012
Vigência (Término): 12 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Paulo Andre Lima de Castro
Beneficiário:Paulo Andre Lima de Castro
Anfitrião: Simon Dominic Parsons
Instituição-sede: Divisão de Ciência da Computação (IEC). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa : City University of New York, New York (CUNY), Estados Unidos  
Assunto(s):Sistemas multiagentes

Resumo

Em artigo recente, Farmer e Foley [2] afirmam que a modelagem baseada em agentes pode ser um melhor modo de ajudar a guiar políticas financeiras que modelos matemáticos tradicionais. Os autores argumentam que tais modelos podem prever de forma acurada períodos curtos à frente desde que o cenário permaneça aproximadamente o mesmo, mas falham em períodos de crises. De fato, métodos analíticos são usados para provar através de técnicas de teoria de jogos que estratégias ótimas adotadas pelos agentes levam a resultados socialmente desejáveis em projeto de mecanismos (mechanism design). No entanto, existem muitas situações em que os pressupostos subjacentes da teoria são violado devido à desordem do mundo real, que pode fazer métodos analíticos difíceis (ou mesmo impossíveis) de serem utilizados [4]. Outro problema do mundo real que raramente é abordado em projeto de mecanismos é o fato de que os seres humanos não tomam decisões sob risco estritamente com base na utilidade esperada. Entretanto, alguns modelos alternativos estão disponíveis, como a Teoria da perspectiva (Prospect theory). Leilões e por extensão mercados financeiros podem ser vistos como um mecanismo de tomada de decisão sob risco. Considerar tais comportamentos anômalos, pode levar a projeções mais acurados da evolução de mercados populados por agentes humanos. Esse contexto inspira o objetivo desse trabalho: modelar agentes baseados na teoria da perspectiva e utilizá-los no projeto automatizado de mecanismos, com o intuito de definir mecanismos mais apropriados para os agentes com desvios "psicológicos" como apontado pela Teoria da perspectiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRE LIMA DE CASTRO, PAULO; BARRETO TEODORO, ANDERSON RODRIGO; DE CASTRO, LUCIANO IRINEU; PARSONS, SIMON. Expected utility or prospect theory: Which better fits agent-based modeling of markets?. JOURNAL OF COMPUTATIONAL SCIENCE, v. 17, n. 1, p. 97-102, NOV 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.