Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de extratos de folhas de pitangueira (Eugenia uniflora L.) e de alecrim-pimenta (Lippia sidoides Cham.) por extração sequencial em leito fixo usando CO2 supercrítico, etanol e água como solventes

Processo: 11/14309-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Fernando Antonio Cabral
Beneficiário:Tábata Tayara Garmus
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Extração supercrítica   Métodos de extração sequencial

Resumo

Extratos de folhas de pitangueira (Eugenia uniflora L.) e de folhas de alecrim-pimenta (Lippia sidoides CHAM.) serão obtidos por extração sequencial em leito fixo, primeiro por extração com dióxido de carbono supercrítico (scCO2) a 60º C e 400 bar, seguido por extração com etanol a 60º C e por último, seguido por extração com água a 60º C. Curvas de extração (massa de extrato em função do tempo) serão obtidas no intuito de se avaliar o desempenho da extração quanto ao rendimento e concentração de fenólicos em função do tempo e do tipo se solvente. O óleo essencial a ser obtido na primeira etapa com scCO2 será avaliado quanto ao seu perfil químico por GC-MS e os extratos subseqüentes serão avaliados quanto ao teor de fenóis e flavonóides totais. Para efeito de comparação, mais dois tipos de extratos etanólicos e aquosos serão obtidos: 1) Extratos em etapa única a partir das folhas, com etanol em leito fixo a 60ºC sem prévia extração com scCO2 e com água em leito fixo a 60º C sem prévia extração e 2) Extratos convencionais seguindo metodologia divulgada na literatura e empregada em trabalho realizado anteriormente, não em leito fixo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARMUS, TABATA T.; PAVIANI, LOSIANE C.; QUEIROGA, CARMEN L.; CABRAL, FERNANDO A. Extraction of phenolic compounds from pepper-rosmarin (Lippia sidoides Cham.) leaves by sequential extraction in fixed bed extractor using supercritical CO2, ethanol and water as solvents. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 99, p. 68-75, APR 2015. Citações Web of Science: 20.
GARMUS, TABATA T.; PAVIANI, LOSIANE C.; QUEIROGA, CARMEN L.; MAGALHAES, PEDRO M.; CABRAL, FERNANDO A. Extraction of phenolic compounds from pitanga (Eugenia uniflora L.) leaves by sequential extraction in fixed bed extractor using supercritical CO2, ethanol and water as solvents. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 86, p. 4-14, FEB 2014. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.