Busca avançada
Ano de início
Entree

Persistência no espaço urbano dos edifícios da década de 1940 em Presidente Prudente, SP: recorte espacial dois

Processo: 11/19621-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Hélio Hirao
Beneficiário:Bruno Celso Gobette Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Centros históricos   Preservação arquitetônica   Inventário   Patrimônio histórico   Patrimônio arquitetônico   Identidade cultural   Presidente Prudente (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:patrimônio histórico | Preservação | restauração | Patrimônio Histórico Arquitetônico

Resumo

O projeto de pesquisa objetiva realizar uma investigação sobre o patrimônio histórico arquitetônico de cidades médias paulista como subsídio para sua preservação pelo tombamento ou por valorização cultural (histórica e artística) por conselhos de defesa do Patrimônio Histórico ou Ministério Público, como para simples conscientização pela comunidade da sua importância para a identidade local. Procura, dessa forma, através de um detalhado levantamento de dados, contribuir para a salvaguarda desse patrimônio arquitetônico. Assim, esse inventário verificará os edifícios ou conjunto deles da década de 1940 que ainda permanecem no quadrilátero central do espaço urbano de Presidente Prudente São Paulo, década de auge econômico que se refletiu em inúmeras construções da área central da cidade, porém, mesmo com o atual processo redefinição da centralidade local e de deterioração destas regiões, muitas destas construções ainda permanecem como registro dessa época. Então, esta pesquisa servirá de referência e continuidade para outras que objetivem a preservação, restauração e adequação às novas necessidades de uso e apropriação socioespacial da sociedade contemporânea. Devido ao amplo recorte espacial (centro histórico- cerca de 1200 edifícios), este estudo divide este recorte em dois, sendo que esta investigação vai desenvolver um deles com 600 (seiscentas) edificações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)