Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do cromo na tixoconformabilidade de ferros fundidos hipoeutéticos

Processo: 11/19997-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eugênio José Zoqui
Beneficiário:Davi Munhoz Benati
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/06965-3 - Observação in situ de ferros fundidos hipoeutéticos Fe-2,5C-xCr-1,5Si no estado semissólido, BE.EP.DR
Assunto(s):Fundição de ferrosos   Reologia   Tixoconformação   Propriedades mecânicas

Resumo

A presente proposta de doutorado visa estudar a tixoconformabilidade, ou seja, o potencial para aplicações em processos de tixoconformação de ferros fundidos hipoeutéticos modificados ao Cromo, com a composição Fe-2,5wt%C-Xwt%Cr-1,5wt%Si. As ligas, contendo teores de Cromo de 0, 2, 4 e 6wt%Cr, serão fabricadas e doadas ao projeto pela empresa Imbil - Indústria e Manutenção de Bombas ITA Ltda., de acordo com as especificações do projeto. As temperaturas solidus e liquidus serão determinadas através de simulação via Thermo-Calcâ, assim como via DSC. Desta forma obter-se-á as temperaturas alvos para avaliação da tixoconformabilidade, que pressupõe o reaquecimento do material a temperatura suficiente para ter-se de 45 a 60% de fração sólida. Corpos de prova serão submetidos a tratamentos térmicos de reaquecimento para se avaliar a evolução morfológica. Serão determinados os parâmetros: proporção de fases, estimativa do tamanho de grão/glóbulo, tamanho médio e espaçamentos das lamelas de grafita. As caracterizações também serão efetuadas no material como recebido. Neste estágio semi-sólido ainda será avaliado o comportamento reológico, via ensaio de compressão a quente. As composições que apresentarem o melhor desempenho morfológico e reológico serão tixoconformadas para se obter corpos de prova de tração para avaliação do comportamento mecânico. Os ensaios de tixoconformação ainda serão avaliados em termos de preenchimento da matriz, porosidade do produto final, rugosidade e características superficiais em termos de formação de óxidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENATI, DAVI MUNHOZ; ITO, KAZUHIRO; KOHAMA, KAZUYUKI; YAMAMOTO, HAJIME; ZOQUI, EUGENIO JOSE. Study on the Microstructure and Liquid Phase Formation in a Semisolid Gray Cast Iron. METALLURGICAL AND MATERIALS TRANSACTIONS B-PROCESS METALLURGY AND MATERIALS PROCESSING SCIENCE, v. 48, n. 5, p. 2293-2303, OCT 2017. Citações Web of Science: 1.
RAGAZZO, LUCAS BERTOLINO; BENATI, DAVI MUNHOZ; LOPEZ NADAL, RODOLFO; ZOQUI, EUGENIO JOSE. Obtaining Martensitic Structures during Thixoforming of Hypoeutectic Gray Cast Iron. ADVANCES IN MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING, 2015. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENATI, Davi Munhoz. Efeito do cromo na tixoconformabilidade de ferro fundido hipoeutético. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.