Busca avançada
Ano de início
Entree

AS AVALIAÇÕES EXTERNAS, OS INDICADORES DE DESEMPENHO E A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: implicações para o trabalho docente e para a organização da escola

Processo: 11/20130-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Maria José da Silva Fernandes
Beneficiário:Amanda Paulucio da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de desempenho   Trabalho docente   Escola pública

Resumo

AS AVALIAÇÕES EXTERNAS, OS INDICADORES DE DESEMPENHO E A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: implicações para o trabalho docente e para a organização da escolaA partir do final da década de 1980 a gestão escolar democrática foi garantida como princípio constitucional. No âmbito da gestão democrática ganhou importância a função de coordenação pedagógica que tem como atribuição principal realizar ações de articulação do trabalho coletivo nas escolas visando a melhoria da qualidade do ensino e a formação de professores. Nos últimos anos, a coordenação pedagógica passou a conviver com o grande desafio de melhorar o processo pedagógico em função da publicização dos indicadores de desempenho escolar. No caso do Brasil, o principal indicador utilizado é o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - composto por critérios de fluxo e desempenho dos alunos. O indicador com números relativamente baixos tem se constituído em um grande desafio para as escolas, já que nem sempre são consideradas suas condições objetivas de trabalho docente, assim, há uma pressão para que o processo e seus indicadores sejam melhorados sem que outras alterações necessárias sejam realizadas. Considerando esse contexto, pretendemos realizar uma pesquisa empírica de base qualitativa visando analisar o trabalho do coordenador pedagógico nas escolas e as implicações dos indicadores externos na organização do processo pedagógico. A pesquisa será realizada em três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Lençóis Paulista que foram selecionadas por apresentarem todos os anos do Ensino Fundamental. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a observação e a entrevista densa com professores e com coordenadores. A hipótese levantada é que as avaliações externas expressas pelos indicadores de desempenho têm trazido implicações para o trabalho docente e para a organização da escola. Desta forma, busca-se conhecer quais são essas implicações e suas consequências para o trabalho no cotidiano escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)