Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação do pilus Tipo IV de Xanthomonas citri

Processo: 11/22571-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Shaker Chuck Farah
Beneficiário:Ricardo Germán Dunger
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/07777-5 - Sinalização por c-di-GMP e o sistema de secreção de macromoléculas do tipo IV em Xanthomonas citri, AP.TEM
Assunto(s):Interação proteína-proteína   Xanthomonas citri   Cancro (doença de planta)   Microbiologia

Resumo

O pilus tipo IV (T4P) é uma estrutura localizada na superfície da célula envolvida com diferentes comportamentos bacterianos incluindo motilidade tipo "twitching", adesão em superfícies, transformação natural, formação de biofilme, secreção de proteínas e quimiotaxia. O filamento do T4P é um polímero flexível e helicoidal, com diâmetro entre 60-80Å e composto principalmente por subunidades de PilA que são clivadas pela prepilina peptidase, PilD, antes de serem incorporadas na base do T4P na membrana interna bacteriana. Estas pilinas maduras são polimerizadas por PilB e despolimerizadas por PilT, ambos hexâmeros com atividade ATPásica. A formação (biogênese) e regulação do T4P é um processo complexo e pouco conhecido, envolvendo uma grande quantidade de proteínas (40 proteínas descritas em Pseudomonas). A biogênese, polimerização e despolimerização do T4P são controladas por fatores ambientais em uma maneira não muito bem compreendida, mas que depende da proteína FimX com domínios RR-PAS-GGDEF-EAL e também da proteína PilZ. Interessantemente, estudos estruturais e enzimáticos demonstraram que os domínios GGDEF e EAL de FimX são inativos. Contudo, o domínio EAL retém sua capacidade de ligar a c-di-GMP e esta ligação controla sua localização unipolar. O genoma de Xac codifica por todas as proteínas conhecidamente necessárias para a formação de T4P e nosso grupo vem estudando este sistema nos últimos anos. Resolvemos a estrutura de PilZXAC1133 e demonstramos que ela não liga c-di-GMP, mas interage com o domínio EAL de FimXXAC2398 e com a ATPase PilBXAC3239. O objetivo deste projeto é de delimitar o papel do T4P em motilidade ou outros comportamentos de Xac e entender a maneira pela qual FimX, PilZ, e PilB contribuem para a regulação da biogênese do T4P em resposta ao c-di-GMP

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CESETI, LUCAS M.; DE SANTANA, ELIANE S.; RATAGAMI, CAMILA Y.; BARREIROS, YASMIN; LIMA, LIDIA DOS PASSOS; DUNGER, GERMAN; FARAH, CHUCK S.; ALVAREZ-MARTINEZ, CRISTINA E. The Xanthomonas citri pv. citri Type VI Secretion System is Induced During Epiphytic Colonization of Citrus. Current Microbiology, v. 76, n. 10, p. 1105-1111, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
DUNGER, GERMAN; GUZZO, CRISTIANE R.; ANDRADE, MAXUEL O.; JONES, JEFFREY B.; FARAH, CHUCK S. Xanthomonas citri subsp citri Type IV Pilus Is Required for Twitching Motility, Biofilm Development, and Adherence. MOLECULAR PLANT-MICROBE INTERACTIONS, v. 27, n. 10, p. 1132-1147, OCT 2014. Citações Web of Science: 24.
GUZZO, CRISTIANE R.; DUNGER, GERMAN; SALINAS, ROBERTO KOPKE; FARAH, CHUCK S. Structure of the PilZ-FimX(EAL)-c-di-GMP Complex Responsible for the Regulation of Bacterial Type IV Pilus Biogenesis. Journal of Molecular Biology, v. 425, n. 12, p. 2174-2197, JUN 26 2013. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.