Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular de leveduras fermentadoras de xilose a partir do trato intestinal de insetos

Processo: 11/22690-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Convênio/Acordo: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goldman
Beneficiário:Renato Augusto Corrêa dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Empresa:Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)
Vinculado ao auxílio:10/51324-2 - Identificação de leveduras fermentadoras de xilose isoladas a partir do trato intestinal de insetos que parasitam a cana-de-açúcar, AP.PITE
Assunto(s):Saccharomyces cerevisiae   Xilose   Cana-de-açúcar   Insetos

Resumo

O Brasil é responsável por cerca de 33% da produção mundial de etanol e pode ter um papel importante na demanda mundial futura por este combustível. A completa utilização do substrato é um dos pré-requisitos para tornar os processos de produção de etanol lignocelulósico economicamente competitivos. A conversão da biomassa para a energia utilizável não é economicamente favorável a não ser que a hemicelulose seja utilizada em adição à celulose. Embora S. cerevisiae possua genes para a utilização de pentoses, estes são expressos em níveis tão baixos que não apóiam seu crescimento em açucares de 5 carbonos tais como xilose e arabinose. Uma alternativa para que S. cerevisiae possa produzir etanol através destes açucares é engenheirá-la geneticamente com genes provenientes de microrganismos que naturalmente realizem esta conversão. Para tal, este projeto visa a caracterização, através de técnicas de biologia molecular, de leveduras fermentadoras de xilose obtidas a partir do trato intestinal de insetos que interagem com a cana-de-açúcar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO OLIVEIRA, JULIANA VELASCO; BORGES, THUANNY A.; CORREA DOS SANTOS, RENATO AUGUSTO; FREITAS, LARISSA F. D.; ROSA, CARLOS AUGUSTA; GOLDMAN, GUSTAVO HENRIQUE; RIANO-PACHON, DIEGO MAURICIO. Pseudozyma brasiliensis sp nov., a xylanolytic, ustilaginomycetous yeast species isolated from an insect pest of sugarcane roots. INTERNATIONAL JOURNAL OF SYSTEMATIC AND EVOLUTIONARY MICROBIOLOGY, v. 64, n. 6, p. 2159-2168, JUN 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.