Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização quanto ao teor de antocianina de frutos íntegros de açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) e palmiteiro-juçara (Euperte edulis Mart.) colhidos em diferentes épocas do ano utilizando a espectroscopia do infravermelho próximo (NIRS)

Processo: 11/22840-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique de Almeida Teixeira
Beneficiário:Yara Gurgel Dall Acqua
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/51408-1 - Desenvolvimento de uma metodologia utilizando a espectroscopia do infravermelho próximo (NIRS) para a seleção e classificação de frutos íntegros de Açaizeiro (Euterpe oleracea mart.) e Palmiteiro-Jussara (Euterpe edulis Mart.), AP.JP
Assunto(s):Quimiometria   Modelagem   Fisiologia pós-colheita   Pós-colheita

Resumo

As espécies Euterpe oleracea Mart. (açaí) e Euperte edulis Mart. (juçara) em frutos com uma característica em comum que é a coloração roxo-escura em função da presença de pigmentos naturais denominados de antocianinas. A riqueza destes compostos faz com que a bebida obtida a partir destes frutos apresente propriedades funcionais excelentes, elevada capacidade antioxidante. Todavia, os métodos tradicionais utilizados para quantificação destes compostos são geralmente destrutivos, laboriosos, consomem muito tempo, geram resíduos químicos e algumas vezes envolvem procedimentos muito especializados ou demorados para a escala de tempo atualmente requerida, tempo real. Desta forma, as técnicas não invasivas e/ou destrutivas estão sendo utilizadas para a determinação da qualidade de produtos hortifrutícolas e, dentre estas técnicas, a espectroscopia do infravermelho próximo (NIRS) vem sendo usada com bastante sucesso com esta finalidade. Dentre as várias vantagens desta técnica destaca-se a sua rapidez, não ser destrutiva, ser relativamente barata e proporcionar automação dos processos de controle de qualidade nas casas de embalagens e agroindústrias. Apesar da simplicidade aparente quanto à utilização da NIRS e sua possível aplicação como uma técnica não invasiva para seleção e classificação de frutos íntegros, esta só pode ser adequadamente implementada utilizando-se de modelos matemáticos obtidos a partir de grandes bases de dados, oriundos de indústrias e/ou advindas de experimentos. Deste modo, este trabalho tem por objetivo caracterizar os frutos íntegros de açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) e palmiteiro-juçara (Euperte edulis Mart.) colhidos em diferentes épocas do ano quanto ao teor de antocianina total utilizando a espectroscopia do infravermelho próximo (NIRS) visando melhorar os modelos de calibração que possam ser usados futuramente pelas agroindústrias que exploram estes frutos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALL' ACQUA, YARA GURGEL; CUNHA JUNIOR, LUIS CARLOS; NARDINI, VIVIANI; LOPES, VALQUIRA GARCIA; DA CRUZ PESSOA, JOSE DALTON; DE ALMEIDA TEIXEIRA, GUSTAVO HENRIQUE. DISCRIMINATION OF EUTERPE OLERACEA MART. (ACAI) AND EUTERPE EDULIS MART. (JUCARA) INTACT FRUIT USING NEAR-INFRARED (NIR) SPECTROSCOPY AND LINEAR DISCRIMINANT ANALYSIS. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION, v. 39, n. 6, p. 2856-2865, DEC 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.