Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem da dinâmica do uso da terra e instrumentos da política ambiental: a expansão da cana-de-açúcar na bacia hidrográfica do Tietê/Jacaré (UGRHI 13)

Processo: 11/04385-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Montano
Beneficiário:Paula Madeira Gomes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/10956-1 - Estudo da aplicabilidade de diferentes técnicas para calibração e validação de modelos das alterações do uso do solo no contexto da expansão da cana-de-açúcar, BE.EP.MS
Assunto(s):Cana-de-açúcar

Resumo

A expansão da cana-de-açúcar tem ocorrido de maneira desordenada no cenário brasileiro, em especial no Estado de São Paulo, com potencial de causar significativos impactos destacando-se a degradação do solo, a poluição dos recursos hídricos, a pressão sobre outras culturas ou matas nativas, entre outros. O objetivo dessa pesquisa é analisar a expansão da cana-de-açúcar na Bacia do Tietê/Jacaré (UGRHI 13), localizada na área central do Estado de São Paulo, e elaborar prognósticos através da aplicação de modelos de alterações do uso da terra, no ambiente de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) e posterior aplicação no contexto dos instrumentos de planejamento e política ambiental. A Bacia hidrográfica em questão caracteriza-se pela alta suscetibilidade à erosão de suas terras e pelo fato de suas principais atividades econômicas estarem vinculadas ao agronegócio, sendo apontada como uma das regiões mais favoráveis para a expansão da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo nos próximos 15 anos. Para a consecução dos objetivos estabelecidos, serão utilizados recursos de Geoprocessamento e produtos de sensoriamento remoto, base de informações ambinentais sobre meios físico, biótico e antrópico, além de trabalhos de campo e revisão bibliográfica sobre o tema da pesquisa. Técnicas de modelagem dinâmica serão empregadas para a prospecção de cenários de expansão da cana-de-açúcar na Bacia do Tietê/Jacaré, através da utilização de modelos de alterações de uso e ocupação do solo. Os resultados obtidos com a modelagem serão aplicados no contexto dos instrumentos relacionados à política de uso e ocupação do solo, considerando-se diferentes esferas do planejamento e tomada de decisão. Os resultados dessa pesquisa possibilitarão entender como a modelagem pode auxiliar na elaboração e aplicação de instrumentos da política ambiental, auxiliando o ordenamento territorial através do subsídio à tomada de decisão daqueles que detém este poder.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Paula Madeira. Modelagem da dinâmica do uso da terra e instrumentos de Política Ambiental: a expansão da cana-de-açúcar na Bacia Hidrográfica do Tiete/Jacaré (UGRHI 13). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.