Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de proteínas RIWI e retrotransposons no desenvolvimento embrionário das células germinativas em ratos

Processo: 11/07078-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Taiza Stumpp Teixeira
Beneficiário:Renato Borges Tesser
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Movimento celular   Células germinativas

Resumo

As células germinativas primordiais (CGP) derivam das células epiblásticas no início da vida embrionária e migram até as gônadas. Neste período, as CGP passam por reprogramação epigenética, durante a qual o DNA é globalmente desmetilado, incluindo os retrotransposons. Nosso grupo observou que a expressão da proteína MVH, que é específica para as células germinativas e parece estar relacionada com o controle da expressão de retrotransposons tem início mais cedo em ratos do que em camundongos. Assim, o objetivo deste estudo é investigar se o período de reprogramação das CGP de rato e o controle da expressão dos retrotransposons também ocorrem mais cedo do que em camundongos. Para isso, investigou-se a relação entre a expressão das proteínas MVH, DAZL e PIWILs, a expressão dos genes de proteção do genoma (Piwil1, Piwil2, Piwil4, Tex19.1, Aszl1 e Mov101L) e a expressão dos retrotransposons IAP e Line-1 nas CGP e testículos pós natais de rato. Investigou-se também se a expressão dos genes citados acima é controlada por metilação. A proteína PIWIL2 foi observada aos 14 e 15dpc, sendo necessária a confirmação em idades inferiores. A presença das proteínas MVH e DAZL foi observada nas CGP entre 13 e 15dpc, mas não aos 12dpc. As proteínas PIWIL2 e PIWIL1 foram detectadas na fase adulta, em células meióticas, coincidindo com a localização das proteínas DAZL e MVH. Foi observada expressão de PIWIL4 nas CGP em todas as idades estudadas. A expressão dos genes de proteção do genoma e dos retrotransposons LINE- e IAP foi observada nas CGP e em testículo adulto. Os dados obtidos até o momento sugerem que as proteínas MVH, DAZL e PIWILs exercem papel importante no desenvolvimento das células germinativas e na espermatogênese de rato e sugerem também que o controle temporal da expressão dos retrotransposons nesses animais é diferente daquele observado em camundongos, embora o mecanismo pareça ser o mesmo (metilação do DNA). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANTAO, ISABELLE HERNANDEZ; TESSER, RENATO BORGES; STUMPP, TAIZA. An Initial Investigation of an Alternative Model to Study rat Primordial Germ Cell Epigenetic Reprogramming. BIOLOGICAL PROCEDURES ONLINE, v. 19, AUG 3 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.