Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da terapia fotodinâmica na desmineralização superficial do esmalte e da dentina radicular bovinos in vitro

Processo: 11/13328-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Carla Andreotti Damante
Beneficiário:Paula Ducati
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desmineralização do dente   Esmalte dentário   Terapia fotodinâmica   Dentina

Resumo

A terapia fotodinâmica antimicrobiana tem sido utilizada em odontologia para eliminação de bactérias em canais radiculares, bolsas periodontais e para o tratamento da peri-implantite. A técnica da terapia fotodinâmica é segura, no entanto pudemos observar clinicamente uma desmineralização superficial no esmalte e hiperestesia dentinária após aplicação da técnica em coroas dentárias. O objetivo dessa pesquisa é avaliar se a terapia fotodinâmica com azul de toluidina O causa desmineralização superficial em esmalte e cemento/dentina radicular bovinos. Blocos de esmalte e dentina radicular bovinos serão divididos nos seguintes grupos: controle (sem tratamento), terapia fotodinâmica (corante pH 3), terapia fotodinâmica (corante pH 5), ácido cítrico (pH 1). O laser utilizado para a terapia fotodinâmica será vermelho (660nm), 45J/cm², 30mW, modo pontual associado ao azul de toluidina. A microdureza Knoop será avaliada por meio de um microdurômetro e os perfis das superfícies de esmalte/dentina serão obtidos com um perfilômetro de contato. A análise estatística será realizada a um nível de significância de 5% (P<0,05). Será utilizado o teste ANOVA complementado por Tukey caso a amostra obedeça a distribuição normal ou Kruskall-Wallis complementado por Dunn se a distribuição não for normal ou não houver homogeneidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMANTE, CARLA ANDREOTTI; DUCATI, PAULA; FERREIRA, RAFAEL; SALMERON, SAMIRA; RAGGHIANTI ZANGRANDO, MARIANA SCHUTZER; RUBO DE REZENDE, MARIA LUCIA; PASSANEZI SANT'ANA, ADRIANA CAMPOS; AGUIAR GREGHI, SEBASTIDO LUIZ; MAGALHAES, ANA CAROLINA. In vitro evaluation of adhesion/proliferation of human gingival fibroblasts on demineralized root surfaces by toluidine blue O in antimicrobial photodynamic therapy. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 13, p. 303-307, MAR 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.