Bolsa 11/14456-0 - Espectrometria de massas, Leite - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação rápida de microrganismos causadores de mastite por espectrometria de massas

Processo: 11/14456-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Juliana Regina Barreiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Leite   Mastite animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bacteria | Espectrometria de massas | Leite | Maldi-Tof | mastite | Qualidade do Leite

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o uso da técnica de espectrometria por ionização e dessorção a laser assistida por matriz - tempo-de-vôo (MALDI-TOF) para a identificação direta (sem cultivo in vitro) de bactérias presentes em amostras de leite. Serão realizados dois experimentos: 1) Serão utilizados 30 isolados de cada patógeno causador de mastite, sendo estes Staphylococcus aureus, estafilococos coagulase negativa, Streptococcus uberis, Streptococcus agalactiae, Streptococcus dysgalactiae e Corynebacterium sp., identificados pelo método microbiológico padrão, e uma cepa ATCC de cada patógeno, exceto para o grupo estafilococos coagulase negativa, totalizando 185 isolados. Para determinar a concentração bacteriana necessária para a identificação por MALDI-TOF MS em amostras de leite, será feita contaminação experimental de leite estéril, para a obtenção de concentrações de 103 a 109 ufc/ml e posteriormente aplicar o protocolo de identificação direta pela metodologia MALDI-TOF MS. 2) Serão selecionados 3 rebanhos leiteiros da região de Pirassununga/SP, para a realização de três coletas de leite individual de todas as vacas em lactação de cada rebanho, as amostras de leite serão coletadas a partir de quartos mamários. As amostragens do Experimento 1 e 2 serão submetidos as análises: de cultura microbiológica padrão; análise por espectrometria de massas por meio de colônias bacterianas e diretamente do leite; e contagem bacteriana total (CBT). As amostras de leite serão submetidas a citometria de fluxo e ao protocolo de recuperação de bactérias causadoras de mastite, estas serão analisadas por MALDI-TOF MS utilizando um espectrômetro Autoflex III (Bruker Daltonics, Billerica, USA). Os espectros obtidos serão analisados pelo programa MALDI Biotyper 2.0 (Bruker Daltonics) com as configurações padrão para obtenção da identificação bacteriana. Espera-se com a realização deste estudo, o desenvolvimento de um método rápido, sensível e de custo razoável para a identificação dos microrganismos causadores de mastite, em amostras de leite. O uso da metodologia permitirá a segregação dos animais infectados ou a indicação de tratamento da mastite de forma mais adequada em função do tipo de agente causador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARREIRO, JULIANA R.; GONCALVES, JULIANO L.; GRENFELL, RAFAELLA; LEITE, RENATA F.; JULIANO, LUIZ; SANTOS, V, MARCOS. Direct identification of bovine mastitis pathogens by matrix-assisted laser desorption/ionization time-of-flight mass spectrometry in pre-incubated milk. Brazilian Journal of Microbiology, v. 49, n. 4, p. 801-807, . (11/15815-4, 11/14456-0)
BARREIRO, JULIANA REGINA; GONCALVES, JULIANO LEONEL; CAMPOS BRAGA, PATRICIA APARECIDA; DIBBERN, ALINE GERATO; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA. Non-culture-based identification of mastitis-causing bacteria by MALDI-TOF mass spectrometry. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 100, n. 4, p. 2928-2934, . (11/15815-4, 11/14456-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARREIRO, Juliana Regina. Identificação direta de microrganismos causadores de mastite por espectrometria de massas. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) Pirassununga.