Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogeografia e diversidade genética dè duas espécies dè figueiras (Moraceae) neotropicais com biologias distintas

Processo: 11/01205-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Beneficiário:Priscila Canesqui da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pleistoceno   Fluxo gênico   Mudança climática   Ficus

Resumo

A distribuição da vegetação passou por mudanças globais devido a oscilações climáticas e ficou restrita a refúgios durante o período Quaternário. A filogeografia estuda a estruturação espacial da diversidade genética dentro de populações, e ajuda a compreender a distribuição das espécies no passado e no presente. As plantas do gênero Ficus apresentam distribuição geográfica ampla e grande plasticidade em florestas tropicais. Por isso, as figueiras constituem uma ferramenta formidável para o estudo das variações ambientais do Quaternário. Este estudo contribuirá para o melhor entendimento da dinâmica passada da vegetação tropical no período Quaternário, por meio dos padrões filogeográficos de duas espécies de Ficus (Ficus insipida e F. citrifolia) com biologia e ecologia diferentes. Estas espécies são adequadas para uma análise comparativa para avaliar se diferenças biológicas e ecológicas resultaram em padrões distintos de respostas às variações ambientais do Quaternário. As coletas irão abranger toda a área de distribuição das espécies. As relações filogeográficas e a diversidade genética entre as populações das duas espécies de figueiras serão estudadas por meio de sequenciamento DNA cloroplastidial não codificador e microssatélites de DNA nuclear.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, PRISCILA C.; LORENZ-LEMKE, ALINE P.; FURINI, PAULO R.; HONORIO CORONADO, EURIDICE N.; KJELLBERG, FINN; PEREIRA, RODRIGO A. S. The phylogeography of two disjunct Neotropical Ficus (Moraceae) species reveals contrasted histories between the Amazon and the Atlantic Forests. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 185, n. 2, p. 272-289, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Priscila Canesqui da. Filogeografia de figueiras neotropicais (Ficus: Moraceae). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.