Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de bacteriocina por Bifidobacterium lactis a partir de soro de leite

Processo: 11/14048-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Ricardo Pinheiro de Souza Oliveira
Beneficiário:Eduardo Marcos Balciunas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias láticas   Soro do leite   Bifidobacterium   Fermentação   Bacteriocinas

Resumo

As bacteriocinas, de um modo geral, são definidas como peptídeos produzidos por bactérias e apresentam amplo espectro como bioconservante de alimentos e como agente terapêutico. Existe um número muito limitado de estudos referentes à produção de componentes antimicrobianos ou bacteriocinas por espécies de bifidobactérias. Estes compostos inibidores produzidos por Bifidobacterium sp. demonstraram-se muito eficazes contra microrganismos patogênicos como Escherichia coli 0157:H7 enterohemorrágica e L. monocytogenes. Além do mais, não há informação publicada relativa à bioprodução tecnológica de bacteriocina por Bifidobacterium animalis subsp. lactis (denominada bifidolactocina) por processo fermentativo em cultivo utilizando soro de leite. O uso do soro de leite, como meio de cultivo, enaltece o conceito da produção de uma biomolécula de alto valor agregado aliado ao aspecto ambiental, já que o soro de leite é um subproduto gerado por indústrias de laticínios e considerado um agente poluidor, por conter uma alta quantidade de substâncias orgânicas. Nesse âmbito, o objetivo deste estudo é avaliar a influência do do soro de leite, em diferentes concentrações, como meios de cultivo, no crescimento celular e concomitante expressão da bacteriocina, bem como a sua atividade antimicrobiana. Para tanto o estudo será dividido em três etapas. A primeira etapa constituirá nas preparações do soro de leite em diferentes concentrações de sólidos totais, os quais serão utilizados como meio de cultivo. Os crescimentos das células de B. lactis, serão realizados nas mesmas condições (100rpm/37ºC/24h) em agitador rotativo (shaker). Nesta etapa, ao final da fermentação (após 24 h), serão realizadas análises de pH, acidez, crescimento celular e determinação da atividade da bifidolactocina. Na terceira etapa, os estudos serão reproduzidos em fermentador de bancada de 3 L. Primeiramente realizar-se-á a determinação do kLa em função das condições de aeração ( 0,5; 1,0 e 2 L.min-1) e agitação (100, 150 e 200 rpm). Determinado o kLa mais adequado e as concentrações de sólidos totais do soro de leite, que proporcionar-se-á maior desempenho das células e maior atividade da bifidolactocina, serão conduzidas as fermentações a 37°C por 24 h. Nesta etapa, amostras serão coletadas em intervalos de 3 horas (9 amostras) para análises de pH, acidez, concentração de oxigênio dissolvido, crescimento celular, consumo de nutrientes (açúcares e proteínas totais) e determinação da atividade da bifidolactocina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALCIUNAS, EDUARDO MARCOS; CASTILLO MARTINEZ, FABIO ANDRES; TODOROV, SVETOSLAV DIMITROV; GOMBOSSY DE MELO FRANCO, BERNADETTE DORA; CONVERTI, ATTILIO; DE SOUZA OLIVEIRA, RICARDO PINHEIRO. Novel biotechnological applications of bacteriocins: A review. FOOD CONTROL, v. 32, n. 1, p. 134-142, JUL 2013. Citações Web of Science: 145.
CASTILLO MARTINEZ, FABIO ANDRES; BALCIUNAS, EDUARDO MARCOS; CONVERTI, ATTILIO; COTTER, PAUL D.; DE SOUZA OLIVEIRA, RICARDO PINHEIRO. Bacteriocin production by Bifidobacterium spp. A review. BIOTECHNOLOGY ADVANCES, v. 31, n. 4, p. 482-488, JUL-AUG 2013. Citações Web of Science: 62.
CASTILLO MARTINEZ, FABIO ANDRES; BALCIUNAS, EDUARDO MARCOS; MANUEL SALGADO, JOSE; DOMINGUEZ GONZALEZ, JOSE MANUEL; CONVERTI, ATTILIO; DE SOUZA OLIVEIRA, RICARDO PINHEIRO. Lactic acid properties, applications and production: A review. TRENDS IN FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 30, n. 1, p. 70-83, MAR 2013. Citações Web of Science: 221.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALCIUNAS, Eduardo Marcos. Produção de bacteriocina por Bifidobacterium lactis a partir de soro de leite. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.