Bolsa 11/16417-2 - Gotículas lipídicas, Processos biotecnológicos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influência da velocidade específica de crescimento no metabolismo lipídico da levedura Yarrowia lipolytica

Processo: 11/16417-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Andreas Karoly Gombert
Beneficiário:Fernanda Bacciotti
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gotículas lipídicas   Processos biotecnológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bio-diesel | corpúsculos lipídicos | Cultivos microbianos | quimiostatos | single-cell oil | Yarrowia lipolytica | Processos Biotecnológicos

Resumo

A levedura oleaginosa Yarrowia lipolytica possui uma alta capacidade de acumular lipídeos em sua biomassa, mesmo durante o crescimento em açúcares como fonte de carbono. Isto a torna um microrganismo com potencial para ser utilizado em processos biotecnológicos que visam à produção de ácidos graxos e outros lipídeos, com aplicações diversas, dentre elas a obtenção de biodiesel. Atualmente, este biocombustível é obtido a partir de fontes vegetais, mais especificamente óleos comestíveis, o que caracteriza uma indesejada situação de competição entre a indústria de combustíveis e a indústria de alimentos. No presente projeto, objetiva-se quantificar a formação de corpúsculos lipídicos (CL's), que são as principais organelas celulares envolvidas no metabolismo lipídico, durante o crescimento de Y. lipolytica em sacarose (açúcar de baixo custo), xilose (açúcar presente em hidrolisados lignocelulósicos) e glicerol (resíduo da indústria do biodiesel), sempre sob limitação de nitrogênio, situação que favorece o acúmulo de lipídeos nesta levedura. Para isto, serão realizados cultivos em quimiostato a diferentes vazões específicas e serão empregadas técnicas de microscopia de fluorescência. Espera-se obter um quadro de resultados que permita avaliar a influência da linhagem (serão estudadas 3 diferentes linhagens de Y. lipolytica), da fonte de carbono e da velocidade específica de crescimento sobre a capacidade desta levedura em acumular lipídeos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BACCIOTTI, Fernanda. Fisiologia e formação de partículas lipídicas durante o crescimento da levedura Yarrowia lipolytica IMUFRJ 50682.. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.