Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogeografia, genética de populações e delimitação de espécies do complexo Cattleya coccinea (Orchidaceae)

Processo: 11/18751-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Elizabeth Ann Veasey
Beneficiário:Jucelene Fernandes Rodrigues
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Filogeografia   Orchidaceae   Genética de populações vegetais

Resumo

A reconstrução da história evolutiva em complexos de espécies não é uma tarefa simples, uma vez que grupos taxonomicamente problemáticos são muitas vezes consequência de eventos de especiação recente ou de rápida especiação. Embora as orquídeas pertencentes ao complexo 'Cattleya coccinea' apresentem caracteres morfológicos diagnósticos claros que permitem sua identificação, a delimitação de suas sete espécies atualmente reconhecidas é problemática. Resultados de um estudo preliminar baseado em marcadores ISSR e sequências de DNA plastidiais corroboraram com observações prévias de padrões de variação morfológica pouco claros entre os táxons atualmente reconhecidos. Dentro desse quadro, o objetivo deste estudo é compreender padrões de diversidade entre e dentro de populações do complexo 'Cattleya coccinea' a partir de uma amostragem geográfica e genética mais ampla que o estudo anterior, com o intuito de identificar linhagens evolutivamente distintas e rever a atual delimitação de espécies para todo o complexo 'Cattleya coccinea'. Especificamente, este estudo visa: (1) medir níveis de diferenciação genética entre e dentro de populações de espécies atualmente pertencentes ao complexo 'Cattleya coccinea' considerando toda a amplitude de variação geográfica e morfológica, marcadores microssatélites e sequências plastidiais; (2) inferir processos demográficos históricos importantes, além de mecanismos evolutivos e ecológicos na geração dos padrões de estruturação observados; e (3) discutir potenciais implicações evolutivas e conservacionistas dos resultados obtidos para orquídeas da Mata Atlântica brasileira. Para tal finalidade pretende-se desenvolver estudos filogeográficos e de genética de populações baseados em sequências de DNA plastidial e marcadores microssatélites. Serão realizadas coletas em 11 localidades, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo, contemplando toda a distribuição geográfica e morfológica observada para o complexo 'Cattleya coccinea'. Para a análise das sequencias plastidiais, serão utilizadas duas sequências não-codificadoras de plastídios já identificadas como polimórficas, tentando-se também outros iniciadores para verificar a ocorrência de regiões polimórficas adicionais. Para as análises de microssatélites, serão utilizados oito iniciadores já identificados como polimórficos e testados mais dez iniciadores. Com os dados obtidos serão realizadas análises filogenéticas, análises de diversidade e estrutura genética de populações, e finalmente análises filogeográficas, para se atingir os objetivos propostos no estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, JUCELENE F.; VAN DEN BERG, CASSIO; ABREU, ALUANA G.; NOVELLO, MARIANA; VEASEY, ELIZABETH A.; OLIVEIRA, GIANCARLO C. X.; KOEHLER, SAMANTHA. Species delimitation of Cattleya coccinea and C-mantiqueirae (Orchidaceae): insights from phylogenetic and population genetics analyses. PLANT SYSTEMATICS AND EVOLUTION, v. 301, n. 5, p. 1345-1359, MAY 2015. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Jucelene Fernandes. Relações filogenéticas e filogeográficas das espécies do complexo Cattleya coccinea (Orchidaceae). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.