Bolsa 11/19826-0 - Educação, Imigração - BV FAPESP
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Imigração chinesa, fronteiras simbólicas e educação: os estudantes chineses em um colégio católico em São Paulo

Processo: 11/19826-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:José Lindomar Coelho Albuquerque
Beneficiário:Priscila Cristina dos Santos
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Imigração   Alteridade   Entrevistas (psicologia)   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alteridade | Educação | Fronteiras Simbólicas | Alteridade

Resumo

Pretende-se analisar o fenômeno da recente imigração chinesa para São Paulo, especialmente no período do governo Lula (2003-2010), a partir da inserção de jovens estudantes chineses em um colégio tradicional e católico na cidade de São Paulo. Nesse período, intensificaram-se as relações político-econômicas entre a China e o Brasil, bem como o aumento dos fluxos migratórios de chineses para o nosso país. Os chineses têm representado personagens comumente encontrados em grandes centros urbanos brasileiros, tornando-se parte do cenário "multiétnico" da cidade de São Paulo em especial. Ao focalizar a análise em um dos espaços privilegiados de socialização e sociabilidade das novas gerações em nossa sociedade, como é o caso da escola, é possível apreender de que forma se dá a interação entre alunos chineses e brasileiros imersos em um ambiente específico: o de um colégio religioso tradicional na cidade de São Paulo. Desta forma, é possível que se compreenda os significados das relações culturais entre brasileiros e chineses, especialmente as concepções de educação e como se formam as diferenças linguísticas e religiosas nesse espaço de relações interétnicas. Por meio da metodologia qualitativa e estratégias de técnicas de pesquisa como observação de campo e entrevistas semi-estruturadas com estudantes e outros funcionários da escola, será observado o discurso adotado pelo colégio para investimento e manutenção dos mais de cinquenta por cento dos alunos chineses, as possíveis relações de poder religioso, a figura do padre chinês e a competitividade e formas de cooperação entre os alunos.(AU)

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