Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da efetividade da terapia fotodinâmica antimicrobiana na inativação de biofilmes de Candida spp

Processo: 11/20871-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Pavarina
Beneficiário:Camila da Costa Pauli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese parcial removível   Candida glabrata   Terapia fotodinâmica   Candida albicans

Resumo

A Terapia Fotodinâmica (PDT) tem sido sugerida como um método promissor para a inativação de espécies de Candida. Neste contexto, avaliação de fotossensibilizadores efetivos para a foto inativação fúngica é necessária para a viabilização clínica desta prática. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade da PDT, mediada por um hidrogel de Photodithazine® (PDZ- composto derivado de clorina e6) na inviabilização de biofilmes mono espécies formados por cepas padrão (ATCC) das espécies C. albicans, C. glabrata e C. tropicalis. Adicionalmente, serão avaliados biofilmes formados pelas associações dos micro-organismos Candida albicans com Candida glabrata e Candida albicans com Candida tropicalis. Para isso suspensões padronizadas de cada cepa serão preparadas, e após 48 horas de formação dos biofilmes, os mesmos serão tratados com 150 e 175mg/L de PDZ por 20 minutos (tempo de pré-irradiação), e expostos a dose de luz LED de 37,5J/cm2 (660nm) por 9 minutos. Suspensões adicionais serão tratadas somente com PDZ ou luz, e o controle será constituído de amostras que não receberão PDZ nem luz. Diluições seriadas das amostras serão plaqueadas em Agar Sabouraud Dextrose e CHROMagar Candida. Após 48h a 37ºC, as colônias viáveis serão quantificadas. Adicionalmente, será realizado teste de Coloração cristal violeta para determinação da biomassa total dos biofilmes após a PDT. Ao todo serão realizadas 9 amostras em 3 ocasiões distintas em duplicata para cada condição experimental. Os resultados obtidos serão analisados pelo método estatístico mais apropriado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMELLO, JULIANA CABRINI; ALVES, FERNANDA; DE OLIVEIRA MIMA, EWERTON GARCIA; JORGE, JANAINA HABIB; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR; PAVARINA, ANA CLAUDIA. Photoinactivation of single and mixed biofilms of Candida albicans and non-albicans Candida species using Phorodithazine. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 17, p. 194-199, MAR 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.