Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição de neurônios imunorreativos para calbindina e calretinina no córtex pré-frontal do macaco prego (Cebus apella)

Processo: 11/20912-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Roelf Justino Cruz-Rizzolo
Beneficiário:Gestter Willian Lattari Tessarin
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Córtex cerebral   Córtex pré-frontal

Resumo

O córtex pré-frontal (CPf) ocupa a região mais anterior do lobo frontal, apresentando desde um ponto de vista filogenético um aumento gradual de superfície. Seu desenvolvimento tem sido associado à aquisição de condutas cada vez mais elaboradas. Se bem o CPf de macacos do Velho Mundo (catarrinos) tem sido exaustivamente estudado, o mesmo não acontece com o CPf dos macacos platirrinos. Este grupo de primatas apresenta uma história evolutiva incerta e sujeita a acirrados debates, mas é aceito que eles evoluíram independentemente dos macacos do Velho Mundo por um período de aproximadamente 30 milhões de anos. O efeito dessa evolução paralela sobre áreas filogeneticamente recentes como as do CPf é assunto que precisa ainda ser elucidado, motivo pelo qual novos estudos sobre o CPf de macacos do Novo Mundo são fundamentais. A parvalbumina (Pv), a calbindina (Cb) e calretinina (Cr) pertencem ao grupo das proteínas ligantes de cálcio, responsáveis parcialmente pelo tamponamento desse íon no sistema nervoso. Por vezes os neurônios que expressam essas proteínas colocalizam com interneurônios GABAérgicos, motivo pelo qual o estudo da sua distribuição em situações normais e patológicas fornece também dados importante sobre os circuitos GABAérgicos do córtex cerebral. O projeto - que continua e complementa nosso estudo sobre a distribuição da Pv recentemente finalizado - visa analisar a distribuição de neurônios Cb+ e Cr+ em diversas áreas arquitetônicas do CPf do macaco prego empregando técnicas histo e imuno-histoquímicas, e correlacionar esta distribuição com as áreas corticais definidas para o CPf desta espécie.