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Análise Retórico-Musical em André da Silva Gomes - estudo das tópicas no discurso musical da Missa em Dó

Processo: 11/21424-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Diósnio Machado Neto
Beneficiário:Ozorio Bimbato Pereira Christovam
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/11631-9 - Análise retórico-musical em André da Silva Gomes: estudo das tópicas no discurso musical da missa em dó, BE.EP.IC
Assunto(s):Musicologia

Resumo

Durante os séculos XVII, XVIII e XIX, a disciplina retórica foi vinculada à música para promover um sentido, onde os ouvintes assimilavam e compreendiam seu discurso musical, assumindo-se assim como modelo sociocomunicativo. O presente projeto de pesquisa visa estudar a utilização das tópicas musicais como processo composicional na música do compositor português, residente em solo brasileiro a partir de 1774, André da Silva Gomes, e assim compreender a construção semântica de sua obra e seus possíveis reflexos decorrentes de sua recepção. Para isso, busca-se estudar certos padrões de uso das estruturas retóricas e tópicas. Sabe-se que o discurso musical da época era carregado de sentido, provocando e promovendo alguns reflexos nos ouvintes, porém ainda é escasso os estudos que tratam de sistematizar o uso e particularidades dessas teorias em solo lusitano. Após o estudo preliminar de análises tópicas no discurso musical, verificar a utilização dos mesmos processos na Missa em Dó de André da Silva Gomes. Com a análise pretende-se vislumbrar as características composicionais de Silva Gomes, ou seja, como este compositor refletia suas pertenças diante da tradição escolar que recebeu em Portugal e as demandas de significação, como compositor da Sé de São Paulo.