Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações no perfil de expressão de proteínas em Eucalyptus globulus em resposta às variações na temperatura de crescimento e concentração de dióxido de carbono atmosférico

Processo: 11/23582-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Tiago Santana Balbuena
Beneficiário:Tiago Santana Balbuena
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/11650-0 - Alterações no perfil de expressão de proteínas em Eucalyptus globulus em resposta às variações na temperatura de crescimento e concentração de dióxido de carbono atmosférico, AP.JP
Assunto(s):Proteômica

Resumo

A madeira de Eucalyptus globulus tem se tornado cada vez mais atrativa para a indústria de papel e celulose. Contudo, fatores ambientais podem limitar o crescimento da espécie e afetar o rendimento celulósico de sua madeira. Os efeitos fisiológicos induzidos por diferentes condições de crescimento têm sido estudados em E. globulus, porém as respostas moleculares a variações ambientais ainda não foram plenamente elucidadas. A presente proposta tem como objetivo caracterizar as alterações no perfil de expressão de proteínas, como produtos finais da expressão gênica, induzidas por diferentes temperaturas e exposição à atmosfera enriquecida com dióxido de carbono (CO2), relacionando as alterações observadas com o crescimento e o acúmulo de lignina na espécie. Para tanto, dois módulos de pesquisa são propostos. No primeiro módulo, o crescimento e as alterações no proteoma induzidas por diferentes temperaturas serão avaliados e os resultados comparados com aqueles observados para a espécie E. grandis, cuja madeira é atualmente a mais utilizada como matéria-prima na indústria nacional. No segundo módulo, as alterações no conteúdo de lignina e no proteoma induzidas por crescimento em atmosfera contendo diferentes concentrações de CO2 (360 e 720 ppm) serão avaliadas em diferentes temperaturas de cultivo, determinadas de acordo com os resultados observados no primeiro módulo de estudo. O projeto proposto contribuirá para um melhor entendimento de como os fatores ambientais aqui estudados influenciam no crescimento e na composição química da madeira de E. globulus. A identificação de proteínas diferencialmente expressas poderá ainda auxiliar no desenvolvimento de marcadores de seleção de plantas com maior resistência a altas temperaturas e que apresentem ótimo crescimento. Eventualmente, as informações obtidas também poderão direcionar programas de transformação gênica de outras espécies de eucalipto, visando maior rendimento celulósico da madeira.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEONARDI, GABRIELA DE ALMEIDA; CARLOS, NATALIA APARECIDA; MAZZAFERA, PAULO; BALBUENA, TIAGO SANTANA. Eucalyptus urograndis stem proteome is responsive to short-term cold stress. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 38, n. 2, p. 191-198, 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.