Efeitos da microinjeção de antagonista histaminérgico do receptor H2 na consolidaç...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 11/17764-8 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de fevereiro de 2012 |
Vigência (Término): | 23 de fevereiro de 2014 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica |
Pesquisador responsável: | Silvio Morato de Carvalho |
Beneficiário: | Thiago Marques de Brito |
Instituição-sede: | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil |
Assunto(s): | Seleção genética Psicobiologia Aprendizagem Labirinto em cruz elevado |
Resumo O estudo tem como objetivo selecionar duas cepas de ratos da linhagem Wistar, sendo uma cepa com característica de alta frequência de comportamentos relacionados à ansiedade e outra com baixa frequência de comportamentos relacionados à ansiedade, para que em seguida possa-se investigar as possíveis influências da ansiedade sobre os processos de aprendizagem e suas correlações com o medo e a impulsividade.Dessa forma, os animais serão divididos em dois grupos distintos: os que apresentam mais exploração dos braços abertos (Exp+) - menos ansiedade - e os que apresentam menos exploração dos braços abertos (Exp-) - mais comportamentos relacionados à ansiedade, utilizando-se como critério, o tempo gasto no braço aberto do labirinto em cruz elevado. Na sexta, nona e decima segunda gerações, será aplicada uma bateria de tarefas de aprendizagem (esquiva passiva, reforço diferencial de baixa frequência de resposta - DRL e resistência a extinção da resposta), bem como um teste que avalia a resposta de medo (sobressalto) e outro que avalia a impulsividade (gradiente de aversão elevado).Com esse trabalho pretende-se obter um modelo alternativo para a compreensão tanto de respostas comportamentais relacionadas à ansiedade como de fatores determinantes para o processo de aprendizagem. | |