Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção genética da exploração dos braços abertos por ratos albinos e seu efeito na emocionalidade e aprendizagem

Processo: 11/17764-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 23 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Silvio Morato de Carvalho
Beneficiário:Thiago Marques de Brito
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Seleção genética   Psicobiologia   Aprendizagem   Labirinto em cruz elevado

Resumo

O estudo tem como objetivo selecionar duas cepas de ratos da linhagem Wistar, sendo uma cepa com característica de alta frequência de comportamentos relacionados à ansiedade e outra com baixa frequência de comportamentos relacionados à ansiedade, para que em seguida possa-se investigar as possíveis influências da ansiedade sobre os processos de aprendizagem e suas correlações com o medo e a impulsividade.Dessa forma, os animais serão divididos em dois grupos distintos: os que apresentam mais exploração dos braços abertos (Exp+) - menos ansiedade - e os que apresentam menos exploração dos braços abertos (Exp-) - mais comportamentos relacionados à ansiedade, utilizando-se como critério, o tempo gasto no braço aberto do labirinto em cruz elevado. Na sexta, nona e decima segunda gerações, será aplicada uma bateria de tarefas de aprendizagem (esquiva passiva, reforço diferencial de baixa frequência de resposta - DRL e resistência a extinção da resposta), bem como um teste que avalia a resposta de medo (sobressalto) e outro que avalia a impulsividade (gradiente de aversão elevado).Com esse trabalho pretende-se obter um modelo alternativo para a compreensão tanto de respostas comportamentais relacionadas à ansiedade como de fatores determinantes para o processo de aprendizagem.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Thiago Marques de. Seleção genética da exploração dos braços abertos por ratos albinos e seu efeito na emocionalidade e aprendizagem. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.