Busca avançada
Ano de início
Entree

Metáforas do corpo em transformação: experiência, percepção e postura e as relações com o Rolfing® - Integração Estrutural

Processo: 11/20292-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Cassiano Sydow Quilici
Beneficiário:Maria Lucia Moreira Merlino
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Consciência corporal   Expressão corporal   Postura   Imagem corporal   Criação artística   Rolfing

Resumo

Esta pesquisa vai investigar as relações existentes entre os conceitos de reeducação e consciência corporal promovidos através da abordagem somática Rolfing®-Integração Estrutural e a noção de "experiência" corporal, quando emergem novas percepções, imagens corporais e representações mentais. O Rolfing é um sistema de reeducação postural e do movimento que, através do toque e da palavra, pode produzir alterações estruturais e funcionais do sistema musculoesquelético, mudanças na percepção e na sensação processada no corpo, e como consequência destas alterações, podem ocorrer mudanças no relacionamento com o ambiente, consigo mesmo, e com o outro. Esta pesquisa qualitativa vai operar através de dois estudos de caso, em que a construção da relação entre terapeuta e aluno, e a situação em que ocorre o atendimento, serão vistos como um "processo" análogo ao fazer artístico. O toque, a "atenção", a "presença" e a fala do terapeuta, resultam numa escuta específica das demandas dos alunos, que envolve tanto os discursos gestuais quanto os verbais. A partir da escuta destas falas e gestos que emergem dos alunos, podemos avançar na investigação do papel da metáfora como resultante de uma experiência singular de si mesmo, abrindo campos de entendimento na pedagogia do movimento e na criação artística, colocando-se a metáfora como um produto possível do processo de exploração e transformação perceptual. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MERLINO, Maria Lucia Moreira. Metáforas do corpo em transformação : experiência, percepção, postura e as relações com o Rolfing - Integração Estrutural. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.