Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução quaternária de ecossistemas amazônicos

Processo: 11/23317-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 16 de abril de 2012
Vigência (Término): 15 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Dilce de Fátima Rossetti
Beneficiário:Dilce de Fátima Rossetti
Pesquisador Anfitrião: Yadvinder Malhi
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Oxford, Inglaterra  
Assunto(s):Sedimentologia   Estratigrafia   Geomorfologia   Quaternário   Biodiversidade   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | Biodiversidade | Morfologia | Padrões Vegetacionais | Quaternário Tardio | Sistema De Megaleques | Sedimentologia/Estratigrafia/Geomorfologia

Resumo

A evolução de ecossistemas amazônicos tem sido tema de interesse científico internacional. Dois projetos ora sob coordenação da proponente vem gerando um grande volume de informações referentes à evolução de sistemas deposicionais nessa região e seus impactos na origem de grandes manchas de savana que estão em contraste brusco com composições florestais de seu entorno. As hipóteses que estão sendo testadas consistem em verificar se essas modificações da paisagem foram impulsionadas por fatores climáticos ou tectônicos. O objetivo do presente projeto é solicitar bolsa de pesquisa no exterior, visando estadia no Instituto de Mudanças Globais da Universidade de Oxford, sob supervisão do Dr. Yadvinder Malhi. O contato com este pesquisador, bem como com seu grupo de trabalho, que são especializados particularmente no relacionamento de parâmetros do ambiente físico com a evolução da biodiversidade, auxiliará na melhor compreensão da complexidade envolvida na evolução de ecossistemas amazônicos, em particular referente ao desenvolvimento e distribuição de padrões vegetacionais associados aos sistemas deposicionais em estudo nos projetos de pesquisa aos quais a bolsa acha-se vinculada. Dada a complexidade do tema, pretende-se, com isto, que a experiência da proponente seja combinada com as de outros pesquisadores internacionalmente reconhecidos e com forte atuação em pesquisas visando entender o impacto de mudanças globais na ecologia, estrutura e composição de ecossistemas terrestres atuais e passados, com ênfase em florestas tropicais, incluindo a região amazônica. Os principais produtos decorrentes desta oportunidade de pesquisa serão artigos para publicação científica em periódicos internacionais especializados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSETTI, D. F.; ZANI, H.; COHEN, M. C. L.; CREMON, E. H.. A Late Pleistocene-Holocene wetland megafan in the Brazilian Amazonia. SEDIMENTARY GEOLOGY, v. 282, p. 276-293, . (11/23317-4, 09/00672-3, 10/09484-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.