Busca avançada
Ano de início
Entree

Datação de expressões populares na obra de Juó Bananére: subsídios para o estudo diacrônico do português brasileiro

Processo: 10/13380-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Mário Eduardo Viaro
Beneficiário:Juliana Bianchi Leone
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Datação   Expressões populares

Resumo

O presente projeto pretende efetuar a datação de expressões idiomáticas do português brasileiro coloquial da primeira e segunda década do século XX, registradas nas "Cartas de Abax'o Piques" (1911-1918) extraídas do periódico "O Pirralho" e da coletânea de poemas "La Divina Increnca", obras de Juó Bananére, pseudônimo de Alexandre Ribeiro Marcondes Machado (1892-1933). Devido às ideias de vanguarda, fomentadas pelos artistas da época, permitiu-se que essas expressões, que estavam circunscritas ao registro oral e que eram desprezadas pela literatura da belle époque, fossem registradas e publicadas, conferindo às obras do escritor um caráter documental e histórico, haja vista que no período em questão os arquivos fônicos ainda são escassos. Hoje, os artigos macarrônicos de Juó Bananére representam fontes importantes para a reconstrução do português coloquial do início do século XX. O objetivo é datar os registros das expressões coloquiais, cuja investigação histórica se encontra descentralizada e escassa, para que seja possível uma expansão da análise diacrônica acerca do registro popular da língua portuguesa.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEONE, Juliana Bianchi. Datação de fenômenos lexicais e expressões idiomáticas na obra de Juó Bananére: subsídios para o estudo diacrônico do português brasileiro. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.