Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do treinamento resistido na síndrome da lipodistrofia em pessoas que vivem com hiv/aids

Processo: 11/03136-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ana Paula Morais Fernandes
Beneficiário:Wlaldemir Roberto dos Santos
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS   Treinamento de resistência   HIV
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Hiv | síndrome da lipodistrofia | Treinamento resistido | Atividade física pra grupos especiais

Resumo

A introdução da Terapia Antirretroviral de Alta Potência (HAART) conseguiu modificar a infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) de uma doença fatal para uma doença crônica, com aumento na longevidade e na qualidade de vida. Entretanto, efeitos adversos têm sido associados ao HAART, como a síndrome da lipodistrofia (SL) que se caracteriza pela má distribuição da gordura corporal e desordens metabólicas, não tendo até o momento tratamento comprovado. Estudos apontam que a prática de exercícios físicos ajudam no controle da SL, mas não se sabe ainda o melhor método de exercício. Este estudo pretende avaliar a influência do treinamento resistido (TR) na SL em pessoas que vivem com HIV/aids, uma vez que o TR promove uma melhor harmonia corporal e ajuda no controle de doenças crônicas com implicações cardiovasculares. A amostra conta com 40 pacientes soropositivos, 20 do grupo controle e 20 do grupo caso realizando 36 sessões de treinamento, distribuído em seis sessões de evolução com três séries de 15 repetições sem se preocupar com a carga, seguido por seis sessões de adaptação com 50% da sua carga máxima e 24 sessões do período específico (hipertrofia), com três séries de oito repetições com 80% da sua carga máxima. Os dados a serem analisados serão as alterações na composição da gordura corporal, metabólicas e clínicas antes e após o treinamento proposto. Para análise estatística serão comparados inter e intra grupos por ANOVA (one-way) com "post-hoc" (Tukey) para localizar eventuais diferenças. Todas as análises serão realizadas no SPSS 17.0 com nível de significância previamente estabelecido (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, WLALDEMIR R.; SANTOS, WALMIR R.; PAES, PEDRO P.; FERREIRA-SILVA, ISAC A.; SANTOS, ANDRE P.; VERCESE, NATAN; MACHADO, DALMO R. L.; DE PAULA, FRANCISCO JOSE A.; DONADI, EDUARDO A.; NAVARRO, ANDERSON M.; et al. IMPACT OF STRENGTH TRAINING ON BONE MINERAL DENSITY IN PATIENTS INFECTED WITH HIV EXHIBITING LIPODYSTROPHY. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. 29, n. 12, p. 3466-3471, . (11/03136-5, 11/07300-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Wlaldemir Roberto dos. Impacto do treinamento de força na síndrome da lipodistrofia em pessoas vivendo com HIV. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.