Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração de equações preditivas de gordura por segmento corporal em paciente Soropositivos para HIV em Terapia Antirretroviral de Alta Potência

Processo: 11/03479-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Maria Cristina Foss de Freitas
Beneficiário:Rebeca Antunes Beraldo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Composição corporal   Soropositividade para HIV   Antropometria

Resumo

Introdução: Atualmente pacientes soropositivos para HIV em uso de terapia antirretroviral de alta potência (TARV) apresentam-se estáveis clinicamente, entretanto tem-se observado alterações de composição corporal e metabólicas denominadas de síndrome da lipodistrofia. O ponto central da síndrome são alterações da composição corporal que envolve principalmente a perda de gordura em membros e face (lipoatrofia) e/ou ganho de gordura na região abdominal e dorso cervical (lipohipertrofia). Até o momento, nesse grupo a determinação de gordura por segmento corporal pode ser obtida por métodos de imagem como a absorciometria dos raios X de dupla energia (DXA), mas não por medidas antropométricas, que seriam mais viáveis na prática clínica. Torna-se importante acompanhar a quantidade de gordura por segmento utilizando métodos práticos e de baixo custo afim de otimizar o tratamento deste grupo. Objetivos: Elaborar fórmulas por regressão linear para estimativa de gordura em cada segmento (braço, perna e tronco) considerando variáveis antropométricas e de bioimpedância elétrica (BIA) segmentar em pacientes soropositivos para HIV em tratamento antirretroviral. Métodos: Serão aferidas circunferências (braço, cintura, quadril, coxa, panturrilha), pregas cutâneas (bceps, tríceps, subescapular, supra-ilíaca) e realizados exames de BIA segmentar e DXA em 100 pacientes soropositivos para HIV do sexo masculino. A partir destas variáveis serão elaboradas fórmulas para estimativa de gordura por segmentos (braço, perna e tronco) através das medidas antropométricas e BIA segmentar por meio de análise de regressão linear, considerando o DXA como padrão-ouro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERALDO, REBECA ANTUNES; VASSIMON, HELENA SIQUEIRA; NAVARRO, ANDERSON MARLIERE; FOSS-FREITAS, MARIA CRISTINA. Development of predictive equations for total and segmental body fat in HIV-seropositive patients. NUTRITION, v. 31, n. 1, p. 127-131, JAN 2015. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERALDO, Rebeca Antunes. Elaboração de equações preditivas de gordura por segmento corporal e propostas de métodos objetivos para diagnóstico de lipodistrofia em pacientes soropositivos para HIV em terapia antirretroviral. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.