Busca avançada
Ano de início
Entree

Óleo essencial de Baccharis trimera (Less.) DC.: estudo fitoquímico e avaliação in vitro das atividades antiproliferativa e mutagênica

Processo: 11/03540-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Tasca Gois Ruiz
Beneficiário:Adriana Della Torre
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Baccharis trimera   Micronúcleo   Asteraceae   Plantas medicinais   Óleos essenciais

Resumo

Segundo dados atuais da OMS, as neoplasias representam a segunda maior causa de morte mundial. Viver em ambiente aeróbico faz com que todos os organismos vivos estejam contínua e inevitavelmente expostos a espécies reativas de oxigênio e/ou nitrogênio. Estas reagem com DNA, proteínas intracelulares e lipídeos das membranas danificando essas estruturas e, por isso, estão relacionadas com a gênese de uma série de doenças crônico-degenerativas, como câncer. Além de fonte de novos fármacos, as plantas são grandes aliadas na prevenção do aparecimento de várias doenças mediante diferentes mecanismos de ação, como por exemplo, imunomodulação e capacidade antioxidante. Assim, produtos naturais com capacidade antioxidante são promissores quimiopreventivos do câncer, pois podem inibir a ocorrência de lesões pré-neoplásicas no DNA. A "carqueja", Baccharis trimera (Less.) DC. (Asteraceae), é uma espécie vegetal característica de regiões tropicais, muito utilizada na medicina popular como anti-inflamatória, no tratamento de problemas hepáticos e renais, bem como para disfunções estomacais e intestinais. Recentemente, estudos demonstraram potencial atividade esquistossomicida sobre vermes adultos de Schistosoma mansoni (linhagem BH) para o óleo essencial (OE). Tendo em vista o potencial uso medicinal da espécie B. trimera, este projeto tem por objetivo a avaliação da atividade antioxidante do OE e suas frações, em ensaios de DPPH e Folin-Ciocalteu, e do potencial antimutagênico/mutagênico in vitro através do modelo de indução de micronúcleo, além do estudo fitoquímico do OE buscando correlacionar a composição química com as atividades observadas, contribuindo assim para o conhecimento da atividade farmacológica e de segurança para uso medicinal de B. trimera.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORRE, Adriana Della. Óleo essencial de Baccharis trimera (Less.) DC : estudo fitoquímico e avaliação in vitro das atividades antiproliferativa e mutagênica. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.