Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativa de adequação de folato da dieta e o efeito da fortificação de farinhas em gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde do município de Ribeirão Preto, SP.

Processo: 11/03781-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Daniela Saes Sartorelli
Beneficiário:Lívia Castro Crivellenti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Ácido fólico   Folato

Resumo

O folato é imprescindível durante o período gestacional, seu papel está envolvido no metabolismo de aminoácidos, síntese de DNA e multiplicação celular. Baixos teores deste nutriente na dieta podem estar associados a alguns desfechos adversos na saúde materna e do feto como risco de anemia e defeitos do fechamento do tubo neural. Medidas de suplementação e fortificação de farinhas com ácido fólico têm sido adotadas na tentativa de prevenir estes agravos, porém a dose recomendada de uso do suplemento ultrapassa os níveis do limite superior tolerável de ingestão (UL), representando também uma condição prejudicial na gravidez. O objetivo do presente estudo será estimar a adequação de folato naturalmente presente nos alimentos e o efeito da fortificação das farinhas de trigo e milho na adequação do nutriente na dieta de gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde do município de Ribeirão Preto, SP. Adicionalmente, estimaremos a dosagem mínima de suplemento de ácido fólico necessária para se atingir uma prevalência de adequação aceitável do nutriente, sem ultrapassar a UL. Os dados são provenientes de um estudo de coorte conduzido entre 73 gestantes adultas, eutróficas no período pré-gestacional. A avaliação do consumo alimentar se deu por meio de um inquérito recordatório de 24 horas em cada trimestre de gestação, totalizando-se 3 inquéritos. Para avaliação da adequação da estimativa de folato e ácido fólico da dieta será empregado o EAR como ponto de corte e a estimativa da dose ideal de suplemento de ácido fólico será realizada pela abordagem de planejamento de dietas para grupos homogêneos, propostos pelas DRIs.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRIVELLENTI, Lívia Castro. Estimativa de folato na dieta de gestantes: o papel da fortificação de farinhas e do suplemento dietético. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.