Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do Ácido Graxo Ômega-3 na prevenção da atrofia muscular induzida pelo Dexametasona

Processo: 11/03862-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Edmar Zanoteli
Beneficiário:Alan Fappi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atrofia muscular   Músculo esquelético   Sistema musculoesquelético   Neurologia   Dexametasona

Resumo

Várias são as condições que podem estar associadas com atrofia muscular, tais como inatividade, envelhecimento, septicemia, diabetes, câncer e uso de glicocorticóides. Todas estas condições levam a atrofia muscular através de mecanismos que incluem aumento da degradação protéica e/ou redução na síntese protéica, envolvendo pelo menos cinco sistemas: lisossomal, da calpaína, das caspases, metaloproteinases e o sistema ubiquitina-proteasoma. Os corticosteróides promovem atrofia muscular atuando em quase todas estas vias. Considerando que são anti-inflamatórios não hormonais largamente usados na prática médica, a identificação de medicamentos ou suplementos alimentares capazes de aliviar os efeitos deletérios sobre a musculatura esquelética seria de grande valor médico. O ácido graxo Ômega-3 têm se mostrado eficaz na atenuação da atrofia muscular na caquexia do Câncer dentro outros benefícios em demais sistemas do corpo humano.O objetivo primário deste estudo é o de avaliar o efeito do ácido graxo ômega-3 na prevenção da atrofia muscular induzida pela dexametasona. Ratos tratados e não tratados oralmente com ômega-3 serão submetidos à administração de dexametasona subcutânea. Através de estudo histológico, imunohistoquímico e por Western blot, serão avaliados a área transversa dos diferentes tipos de fibras musculares, a expressão de proteínas relacionadas com a via Akt/mTOR e de fatores de transcrição muscular MyoD e miogenina. Serão também avaliados a expressão gênica dos atrogenes (atrogina-1 e MuRF1) e dos fatores de transcrição MyoD e miogenina através de PCR em tempo real. A identificação de potenciais suplementos alimentares com propriedades de prevenir ou aliviar um dos mais importantes efeitos colaterais dos glicocorticóides, i.e. atrofia muscular, e as possíveis vias moleculares de atuação, certamente será uma grande contribuição para a prática médica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAPPI, ALAN; GODOY, TIAGO S.; MAXIMINO, JESSICA R.; RIZZATO, VANESSA R.; NEVES, JULIANA DE C.; CHADI, GERSON; ZANOTELI, EDMAR. The Effects of Omega-3 Fatty Acid Supplementation on Dexamethasone-Induced Muscle Atrophy. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2014. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAPPI, Alan. Efeitos do ácido graxo ômega-3 na prevenção da atrofia muscular induzida pela dexametasona. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.