Busca avançada
Ano de início
Entree

O (des)envolvimento no PRONAF: as contradições entre as representações hegemônicas e os usos dos camponeses

Processo: 11/03904-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Marta Inez Medeiros Marques
Beneficiário:Michell Leonard Duarte de Lima Tolentino
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Desenvolvimento rural   Campesinato   Geografia agrária

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender, à luz da atual conjuntura política e econômica, a forma como tem sido implementado o PRONAF, enquanto um programa de crédito rural atrelado às políticas de desenvolvimento territorial implementadas pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e quais os impactos econômicos que produz sobre a reprodução social camponesa, tomando como referência o estudo de caso do campesinato do município paraibano de Sapé. Esta pesquisa se dará a partir do método de interpretação materialista histórico-dialético, compreendendo quatro momentos articulados: a) um primeiro em que será feita uma ampla revisão bibliográfica acerca da temática abordada, bem como sobre assuntos co-relatos; b) um segundo momento em que se realizará a reflexão e discussão das obras escolhidas para este estudo, buscando melhorar o entendimento acerca de questões teórico-conceituais que envolvem o trabalho; c) um terceiro, em que serão levantados dados quantitativos com base nos Censos Agropecuários do IBGE e nas Pesquisas Pecuárias Municipais e Produções Agrícolas Municipais; d) e um quarto momento em que será feito o trabalho de campo e serão realizadas entrevistas com representantes de entidades, órgãos e movimentos sociais que atuem no espaço agrário, bem como com famílias camponesas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLENTINO, Michell Leonard Duarte de Lima. O (des)envolvimento no Pronaf: as contradições entre as representações hegemônicas e os usos dos camponeses. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.