Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre Afogados e sobreviventes: o testemunho de primo Levi e a barbárie moderna

Processo: 11/03998-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Helena Oliva Augusto
Beneficiário:Lucas Amaral de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Holocausto judeu   Testemunho   Modernidade

Resumo

Adotando como objeto o testemunho do escritor Primo Levi (1919-1987), esta pesquisa tem como objetivo converter suas denúncias em problemas de caráter sociológico, na tentativa de contribuir na seara de investigações aberta pelos depoimentos desse importante literato ítalo-judeu. Pretende-se trabalhar, então, no âmbito do que se poderia chamar de uma sociologia do testemunho. Para tanto, serão utilizadas como base metodológica as experiências, as memórias e os enunciados empíricos de Levi atinentes à lógica do nazismo, do racismo e dos campos de extermínio, examinados a partir de uma hermenêutica política e dialeticamente orientada de dois de seus textos mais expressivos, a fim de apreender em que medida a memorialística sobre as condições de exceção de outrora pode contribuir para um diagnóstico histórico-social da vida política contemporânea. A hipótese inicial é a de que certas questões assinaladas por Levi, como a denúncia da face calamitosa da modernidade, do racismo institucionalizado, do totalitarismo e do estado de exceção, adquirem hoje caráter de urgência, pois impõem a necessidade de uma reelaboração do passado, unida à autocrítica do presente, bem como de um questionamento crucial dos valores mais capitais inscritos no discurso moderno. Nessa medida, a investigação aqui proposta esboçar-se-á mediante uma estrutura analítica que valorize, de um lado, o testemunho de Primo Levi sobre Auschwitz, e, de outro, a atualidade de suas percepções. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Lucas Amaral de. Primo Levi e os rumores da memória: limites e desafios na construção do testemunho. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.