Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória, familiaridade e antecipação: um estudo sobre a influência da expectativa na percepção sonora

Processo: 11/04118-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Bernardo Aguiar de Souza Penha
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mascaramento   Cognição

Resumo

Trata-se de um projeto de pesquisa de mestrado vinculada ao programa de pós-graduação em música do Instituto de Artes da UNICAMP que será desenvolvida no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Busca-se conhecimento novo numa área atual e emergente com os seguintes objetivos: a) estudar a literatura na área de Cognição Musical e Paisagem Sonora, b) desenvolver Modelos Computacionais e c) testar hipóteses com estes modelos. O estudo será centrado em paisagens sonoras focando o mascaramento de fontes acústicas e a resposta do sujeito em função da sua expectativa a eventos sonoros. Como resultado pretende-se: 1) Desenvolver uma dissertação de mestrado embasada em fundamentos teóricos e em análise de dados obtidos experimentalmente, 2) Implementar um sistema computacional para realizar testes psicoacústicos e 3) ampliar o conhecimento sobre a cognição sonora. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PENHA, Bernardo Aguiar de Souza. Memória, familiaridade e antecipação : um estudo sobre a influência da expectativa na percepção sonora. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.