Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação audiológica e quantificação da exposição ao ruído em profissionais do corpo de bombeiros

Processo: 11/04124-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Heraldo Lorena Guida
Beneficiário:Carla Linhares Taxini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Ruído   Perda auditiva   Bombeiros

Resumo

O bombeiro é um profissional que possui treino e equipamento adequado para desenvolver diversas tarefas como apagar incêndios, resgatar pessoas e fornecer assistência em desastres naturais, e com isso é uma população que fica exposta ao ruído, principalmente de sirenes da viatura, onde se encontra além do condutor, outros integrantes do corpo de bombeiros. Tal exposição pode ocasionar a perda auditiva induzida por ruído (PAIR), que caracteriza-se por uma perda insidiosa e cumulativa, do tipo neurossensorial. Sendo assim objetivou-se analisar os ambientes acústicos que esses profissionais ficam expostos, a fim de identificar as condições sonoras desses ambientes, bem como traçar o perfil audiológico dos bombeiros. As medições das exposições aos níveis de ruído dos ambientes do 10º Grupamento de Bombeiros da cidade de Marília-SP serão realizadas com o uso do dosímetro digital, posteriormente serão realizadas nos bombeiros a anamnese audiológica, otoscopia, audiometria tonal liminar, logoaudiometria, imitanciometria e emissões otoacústicas por produto distorção. Os resultados irão possibilitar um diagnóstico preciso do possível risco a saúde auditiva em ambientes ruidosos junto aos bombeiros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLA LINHARES TAXINI; HERALDO LORENA GUIDA. Firefighters' noise exposure: a literature review. Int. Arch. Otorhinolaryngol., v. 17, n. 1, p. 80-84, Mar. 2013.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAXINI, Carla Linhares. Avaliação audiológica e quantificação da exposição ao ruído em profissionais do corpo de bombeiros. 2013. 67 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Marília..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.