Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos treinamentos funcional e de força nas adaptações neuromusculares, funcionalidade e qualidade de vida em idosos com Doença de Parkinson

Processo: 11/04242-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Carlos Ugrinowitsch
Beneficiário:Carla da Silva Batista
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento de força   Equilíbrio postural   Doença de Parkinson   Idosos   Qualidade de vida

Resumo

Declínios neuromusculares inerentes ao processo de envelhecimento agravam as alterações motoras decorrentes da doença de Parkinson (DP), como a bradicinesia e a instabilidade postural. Esses sintomas interferem drasticamente na funcionalidade de idosos com DP, ocasionando quedas freqüentes, e levando à institucionalização precoce e morbi-mortalidade. Estudos prévios têm demonstrado que o treinamento de força (TF) parece ser capaz de melhorar alguns déficits funcionais em idosos com DP através do aumento da força muscular. Contudo, os efeitos desse regime de treinamento nas adaptações neurais, morfológicas e no equilíbrio desses indivíduos ainda são, em sua grande maioria, desconhecidos. Apesar de o TF ter apresentado melhoras significativas na qualidade de vida de idosos com DP, métodos de treinamento que produzam ganhos de força similares, mas que também tenham uma demanda coordenativa e de controle motor elevada podem maximizar os benefícios do exercício físico para essa população. Nesse sentido, o treinamento funcional (TFU), ou treinamento de força em bases instáveis, parece ser bastante promissor devido à elevada sobrecarga proprioceptiva e de controle motor imposta ao organismo. Porém, de maneira análoga ao TF, as adaptações produzidas pelo TFU em idosos com DP também são desconhecidas. Desse modo, o objetivo do presente estudo será analisar e comparar o efeito de doze semanas do TF e TFU nas adaptações neuromusculares, funcionalidade e qualidade de vida em idosos com DP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA-BATISTA, CARLA; URSO, RODRIGO P.; LIMA SILVA, ADRIANO E.; BERTUZZI, ROMULO. ASSOCIATIONS BETWEEN FITNESS TESTS AND THE INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE-SHORT FORM IN HEALTHY MEN. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. 27, n. 12, p. 3481-3487, DEC 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.