Busca avançada
Ano de início
Entree

Geologia de detalhe para elaboração de modelo conceitual de circulação de água subterrânea: estudo de caso em Jurubatuba, SP

Processo: 11/04169-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Amélia João Fernandes
Beneficiário:Bruna Fiume
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquífero fraturado   Hidrogeologia   Fraturas   Neotectônica

Resumo

A Região Metropolitana de São Paulo consiste em uma área bastante populosa e industrializada estão presentes centenas de poços tubulares profundos que abastecem a região com as águas do Aquífero Cristalino. Na área industrial do canal de Jurubatuba, o aquífero encontra-se contaminado com elevadas concentrações de solventes organoclorados, representando risco à população local. A resolução do problema apresentado é um desafio para a área da hidrogeologia, por conta da complexidade na previsão de fluxos em aquíferos fraturados e da grande toxicidade e mobilidade dos contaminantes, que por serem mais densos e menos viscosos do que a água, alcançam grandes profundidades. Nesse sentido, a elaboração de modelos conceituais hidrogeológicos torna-se imprescindível para a previsão dos caminhos preferenciais de fluxo da água subterrânea e dos contaminantes através das fraturas hidraulicamente ativas. Este procedimento tem se mostrado eficiente em pesquisas realizadas no exterior, voltadas para a investigação de aquíferos fraturados contaminados por organoclorados. O levantamento e análise estrutural, que inclui a aplicação de novas tecnologias de investigação, tais como levantamentos geofísicos em poços, permitem a caracterização de parâmetros geométricos da rede de fraturas e de seus processos geradores, bem como a identificação dos condicionantes geológicos que controlam a circulação da água em aquíferos fraturados. Esta análise de detalhe permitirá a elaboração de modelo conceitual de circulação de água subterrânea, o qual servirá de base para as etapas de investigação do transporte de contaminantes, a ser realizada na região do canal de Jurubatuba. O emprego conjunto de determinados métodos de investigação faz com que o trabalho seja inovador, podendo contribuir para o planejamento de investigações futuras.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIUME, Bruna. Geologia estrutural de detalhe para elaboração de modelo conceitual de circulação de água subterrânea: estudo de caso em Jurubatuba, SP. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.