Busca avançada
Ano de início
Entree

Exposição materna de Ratas Wistar ao veneno do escorpião Tityus bahiensis durante o período de lactação e seus efeitos na prole

Processo: 11/04498-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Valquiria Abrão Coronado Dorce
Beneficiário:Adriana Do Nascimento Martins
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade   Lactação   Venenos de escorpião   Comportamento animal

Resumo

Os escorpiões encontram-se entre os mais antigos artrópodes que habitam a Terra e quase não se modificaram com o passar dos séculos. A peçonha deles é direcionada preferencialmente a obtenção de seus alimentos, mas existem toxinas anti-mamíferos adquiridas provavelmente no processo evolutivo. Os sintomas de um envenenamento escorpiônico estão bem definidos e variam de acordo com a quantidade de veneno inoculado no tecido, e com a sensibilidade de cada indivíduo. Os venenos dos escorpiões são compostos por neurotoxinas, polipeptídios básicos de baixo peso molecular que agem sobre os canais iônicos, principalmente de sódio e potássio.Há estudos mostrando que as toxinas escorpiônicas são capazes de aumentar a liberação de neurotransmissores no sistema nervoso central e periférico e os níveis plasmáticos de citocinas. Apesar dos efeitos causados, existem poucos dados na literatura sobre o efeito do veneno sobre a prole no período pós-natal e na idade adulta de mães que entram em contato com este durante a lactação. Portanto, neste trabalho pretendemos estudar os efeitos comportamentais e reflexológicos da prole de ratos no período pós-natal e na idade adulta, além da participação das citocinas (IL-1 alfa, IL-1 beta, IL-6, INF-³) nos efeitos observados em filhotes de mães tratadas com veneno bruto do escorpião Tityus bahiensis no 2º, 10º ou 16º dia de aleitamento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, ADRIANA DO NASCIMENTO; ABRANAO NENCIONI, ANA LEONOR; CORONADO DORCE, ANA LETICIA; PAULO, MARIA ELIZA F. V.; FRARE, EDUARDO OSORIO; CORONADO DORCE, VALQUIRIA ABRAO. Effect of maternal exposure to Tityus bahiensis scorpion venom during lactation on the offspring of rats. REPRODUCTIVE TOXICOLOGY, v. 59, p. 147-158, JAN 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.