Busca avançada
Ano de início
Entree

Exposição materna de ratas Wistar ao veneno do escorpião Tityus bahiensis durante o periodo de lactação e seus efeitos na prole.

Processo: 11/04498-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Valquiria Abrão Coronado Dorce
Beneficiário:Adriana Do Nascimento Martins
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade   Lactação   Venenos de escorpião   Comportamento animal

Resumo

Os escorpiões encontram-se entre os mais antigos artrópodes que habitam a Terra e quase não se modificaram com o passar dos séculos. A peçonha deles é direcionada preferencialmente a obtenção de seus alimentos, mas existem toxinas anti-mamíferos adquiridas provavelmente no processo evolutivo. Os sintomas de um envenenamento escorpiônico estão bem definidos e variam de acordo com a quantidade de veneno inoculado no tecido, e com a sensibilidade de cada indivíduo. Os venenos dos escorpiões são compostos por neurotoxinas, polipeptídios básicos de baixo peso molecular que agem sobre os canais iônicos, principalmente de sódio e potássio.Há estudos mostrando que as toxinas escorpiônicas são capazes de aumentar a liberação de neurotransmissores no sistema nervoso central e periférico e os níveis plasmáticos de citocinas. Apesar dos efeitos causados, existem poucos dados na literatura sobre o efeito do veneno sobre a prole no período pós-natal e na idade adulta de mães que entram em contato com este durante a lactação. Portanto, neste trabalho pretendemos estudar os efeitos comportamentais e reflexológicos da prole de ratos no período pós-natal e na idade adulta, além da participação das citocinas (IL-1 alfa, IL-1 beta, IL-6, INF-³) nos efeitos observados em filhotes de mães tratadas com veneno bruto do escorpião Tityus bahiensis no 2º, 10º ou 16º dia de aleitamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, ADRIANA DO NASCIMENTO; ABRANAO NENCIONI, ANA LEONOR; CORONADO DORCE, ANA LETICIA; PAULO, MARIA ELIZA F. V.; FRARE, EDUARDO OSORIO; CORONADO DORCE, VALQUIRIA ABRAO. Effect of maternal exposure to Tityus bahiensis scorpion venom during lactation on the offspring of rats. REPRODUCTIVE TOXICOLOGY, v. 59, p. 147-158, JAN 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.