Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da preocupação com a saúde, da busca por prazer e da insatisfação corporal na escolha alimentar das mulheres

Processo: 11/04464-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Sonia Tucunduva Philippi
Beneficiário:Priscila Koritar
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos

Resumo

Introdução: O processo de escolha alimentar recebe múltiplas influências, sendo possível destacar a preocupação com a saúde, o prazer obtido através da alimentação e a insatisfação corporal como importantes determinantes do consumo alimentar, podendo inclusive agir como fatores precipitantes e mantenedores de transtornos alimentares. Objetivos: avaliar como a preocupação com a saúde e a busca por prazer através da alimentação diferem entre mulheres saudáveis e com transtornos alimentares no processo de escolha alimentar; e avaliar o quanto a insatisfação corporal afeta a preocupação com a saúde e as características sensoriais na escolha alimentar em mulheres saudáveis e com transtornos alimentares. Materiais e Métodos: uma amostra de universitárias e de mulheres em tratamento para transtornos alimentares (18-40 anos) será convidada a responder a Health and Taste Attitudes Scale - HTAS, a Escala de Silhuetas Brasileiras, o Questionário de Freqüência de Consumo Alimentar - QFCA e o Teste de Atitudes Alimentares - EAT-26. As sub-escalas de Saúde da HTAS foram traduzida para Português e encontrou-se equivalência de conceito e de escala; enquanto que as sub-escalas de Sabor serão submetidas à adaptação transcultural (equivalência conceitual, de itens e semântica) e serão avaliadas quanto à consistência interna e reprodutibilidade. O grupo de universitárias e pacientes com transtornos alimentares será comparado através do teste de Welch. A influência da insatisfação corporal será avaliada através de uma análise de variância. A influência do escore da HTAS e da insatisfação corporal na freqüência de consumo de alimentos será avaliada através de uma regressão logística.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KORITAR, PRISCILA; PHILIPPI, SONIA TUCUNDUVA; ALVARENGA, MARIE DOS SANTOS. Attitudes toward health and taste of food among women with bulimia nervosa and women of a non-clinical sample. APPETITE, v. 113, p. 172-177, JUN 1 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KORITAR, Priscila. Atitudes em relação à saúde e sabor dos alimentos e imagem corporal entre mulheres. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.