Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um mecanismo plug-and-play para arranjos de sensores inteligentes em sistemas aéreos não tripulados

Processo: 11/04416-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Beneficiário:Rayner de Melo Pires
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57870-9 - Instituto de Sistemas Embarcados Críticos (ISEC), AP.TEM
Assunto(s):Sensores inteligentes   Sistemas embarcados   Aeronaves não tripuladas

Resumo

O uso de aeronaves não tripuladas tem crescido substancialmente nos últimos anos. Espera-se que em um futuro próximo, essas aeronaves dominem o espaço aéreo, exigindo novas arquiteturas de sistemas embarcados que possam garantir uma operação coordenada e segura. As missões desempenhadas por estas aeronaves devem ser mais diversificadas que as desempenhadas pelas aeronaves tripuladas atuais. Na verdade, a maior parte das missões baseia-se fortemente em um conjunto de sensores transportados pela aeronave como parte da carga paga. Este trabalho comtempla o desenvolvimento da SSI/SSP (Smart Sensor Interface/Smart Sensor Protocol), um mecanismo plug-and-play para o acoplamento de sensores MOSA (Mission Oriented Sensor Arrays), provendo a configuração automática da unidade MOSA e da aeronave para o cumprimento de uma missão específica. Faz parte do trabalho a seleção/adaptação do hardware a ser utilizado e a especificação/implementação do protocolo SSP. Para isso é necessária a caracterização dos serviços básicos disponibilizados pela aeronave por meio de um framework baseado em uma arquitetura orientada a serviços (SOA), o KBF (Knowledge Based Framework for Dynamically Changing Applications). Também faz parte deste trabalho a caracterização das missões típicas dos VANTs, incluindo a caracterização dos parâmetros necessários para a sua consecução. O subsistema implementado deverá ser validado em bancada de testes quanto à sua funcionalidade, desempenho e o correto funcionamento do protocolo desenvolvido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, DOUGLAS; PIRES, RAYNER DE MELO; MARCONATO, EMERSON ALBERTO; AREIAS, CRISTIANA; CUNHA, JOAO CARLOS; CASTELO BRANCO, KALINKA R. L. J.; VIEIRA, MARCO. Service-Oriented Architectures for a Flexible and Safe Use of Unmanned Aerial Vehicles. IEEE INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS MAGAZINE, v. 9, n. 1, p. 97-109, SPR 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIRES, Rayner de Melo. Desenvolvimento de um mecanismo plug-and-play para o arranjo inteligente de sensores em sistemas aéreos não tripulados. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.