Busca avançada
Ano de início
Entree

Competência, problemas psicológicos e comportamentos pró-sociais em adolescentes abrigados

Processo: 11/04610-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro
Beneficiário:Amanda Oliveira Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento pró-social   Competências   Abrigo   Adolescência

Resumo

O presente projeto tem como objetivo avaliar condições psicológicas de adolescentes abrigados em termos de percepção da situação de abrigamento, níveis de competência, problemas psicológicos e comportamentos pró-sociais. Serão realizadas avaliações de 100 adolescentes que vivem em instituições de abrigamento da Baixada Santista (SP). Os sujeitos terão idades de 11 a 18 anos e serão avaliados com uso dos seguintes instrumentos: entrevista de discurso livre autobiográfico (RODRIGUES, 1978) seguida de questionário, YSR - Youth Self-Report for Ages 11-18 (ACHENBACH; RESCORIA, 2004) e EMPA - Escala de Medida de Pró-Socialidade (CAPRARA et al, 2005; EISENBERG; FABES, 1998). A partir do contato prévio com os responsáveis pelos abrigos, monitores, outros responsáveis e adolescentes envolvidos, serão realizados convites para participação; com a concordância e aceite, serão tomados os devidos procedimentos éticos, com aplicação dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Termos de Assentimento. O estudo tem características exploratórias e descritivas propondo análises quantitativas e qualitativas dos resultados. A teoria ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (2002) será utilizada na análise das variáveis encontradas de forma sistêmica, com a interação entre os diferentes conceitos propostos pelo modelo PPCT. Os resultados serão analisados por subgrupos de idade (11- 14 anos / 15 - 18 anos), sexo e tempo de abrigamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA OLIVEIRA FERNANDES; NANCY RAMACCIOTTI DE OLIVEIRA MONTEIRO. Comportamentos Pró-Sociais de Adolescentes em Acolhimento Institucional. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 33, . (11/04610-2)
AMANDA OLIVEIRA FERNANDES; NANCY RAMACCIOTTI DE OLIVEIRA-MONTEIRO. Indicadores Psicológicos e Percepção de Acolhimento em Adolescentes. Paidéia, v. 26, n. 63, p. 81-89, . (11/04610-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.