Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise in vivo e in vitro do efeito da apocinina sobre a disfunção endotelial de ratos espontaneamente hipertensos (SHR)

Processo: 11/04619-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Cristina Antoniali Silva
Beneficiário:Ligia Arnedo Perassa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção endotelial   Hipertensão   Apocinina   Ratos endogâmicos SHR

Resumo

O tratamento crônico com inibidores da NADPH oxidase reduz a pressão de SHR. Por ser a principal fonte de ânion superóxido na aorta, a atividade desta enzima está relacionada com a diminuição da biodisponibilidade de NO e desacoplamento da eNOS. O propósito deste estudo será testar a hipótese de que a apocinina (inibidor da NADPH oxidase) reverte a disfunção endotelial que ocorre durante a fase de desenvolvimento da hipertensão em SHR. Para isto, ratos normotensos Wistar e SHR serão tratados com apocinina (33 ug/kg/dia, v.o) da quarta até a décima semana de vida. Durante o tratamento, a pressão arterial sistólica dos animais será verificada por pletismografia de cauda. Nos animais tratados, serão realizados experimentos in vivo para avaliação de possíveis alterações nos valores basais de pressão arterial (média, sistólica e diastólica) e freqüência cardíaca, e nas respostas hipotensoras estimuladas por acetilcolina e nitroprussiato de sódio. Experimentos in vitro serão realizados para determinar se o tratamento com apocinina promove alterações na [Ca+2] intracelular, produção de NO e de espécies reativas de oxigênio nas células endoteliais (citometria de fluxo), estimuladas ou não com acetilcolina e na expressão protéica de canais de potássio e da guanilato ciclase solúvel na aorta (Western Blott) destes animais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERASSA, LIGIA A.; GRATON, MURILO E.; POTJE, SIMONE R.; TROIANO, JESSICA A.; LIMA, MARIANA S.; VALE, GABRIEL T.; PEREIRA, ARIANA A. F.; NAKAMUNE, ANA CLAUDIA M. S.; SUMIDA, DORIS H.; TIRAPELLI, CARLOS R.; BENDHACK, LUSIANE M.; ANTONIALI, CRISTINA. Apocynin reduces blood pressure and restores the proper function of vascular endothelium in SHR. VASCULAR PHARMACOLOGY, v. 87, p. 38-48, DEC 2016. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERASSA, Ligia Arnedo. Efeito da apocinina na hipertensão, disfunção endotelial e hipertrofia ventricular esquerda em Ratos Espontaneamente Hipertensos (SHR). 2013. 101 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araçatuba).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.