Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição e morfologia dos canais da linha lateral em raias e sua relevância sistemática (Chondrichthyes: Elasmobranchii: Batoidea)

Processo: 11/04647-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues de Carvalho
Beneficiário:Maíra Portella Ragno
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/19280-0 - Distribuição e morfologia dos canais da linha lateral em raias e sua relevância sistemática (Chondrichthyes: Elasmobranchii: Batoidea), BE.EP.MS
Assunto(s):Batoidea   Morfologia animal   Raias   Sistemática   Zoologia (classificação)   Anatomia comparada

Resumo

O grupo Batoidea engloba as raias e seu monofiletismo é bem corroborado. Contudo, as inter-relações filogenéticas dentro do grupo ainda são discutíveis. Algumas filogenias consideram Pristiformes como grupo basal de Batoidea, enquanto outras consideram Torpediniformes como mais basal. O grupo dos Rhinobatiformes é visto como monofilético por alguns autores e como parafilético por outros. O grupo dos Myliobatiformes também apresenta problemas em suas inter-relações: alguns autores consideram Hexatrygon como grupo mais basal, outros consideram Urotrygon, além de outras hipóteses para a filogenia deste grupo.A distribuição dos canais do sistema sensorial de linha lateral apresenta grande variação entre os grupos de Batoidea e, apesar deste sistema não ser muito bem estudado em elasmobrânquios, constitui uma importante fonte de caracteres filogenéticos. Dessa forma, busca-se, neste projeto, descrever a distribuição e a morfologia dos canais do sistema de linha lateral do grupo Batoidea, levantando possíveis caracteres de relevância sistemática que auxiliem na resolução dos problemas filogenéticos neste grupo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAGNO, Maíra Portella. Distribuição e morfologia dos canais da linha lateral em raias e sua relevância sistemática (Chondrichthyes: Elasmobranchii: Batoidea). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.