Busca avançada
Ano de início
Entree

Doença de Crohn: efeito de suplemento nutricional sobre o Índice de atividade da Doença (IADC) e estado nutricional de pacientes sob terapia com anti-TNF-alpha e azatioprina.

Processo: 11/04750-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Maria Marluce dos Santos Vilela
Beneficiário:Júlia Figueiredo Machado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estado nutricional   Doença de Crohn   Inflamação

Resumo

A doença de Crohn (DC) é caracterizada por uma inflamação crônica, que pode envolver todo o trato digestivo. Na fase aguda, os sintomas gastrointestinais podem levar a desnutrição, que contribui para a piora da doença. Já durante a remissão da doença, alguns pacientes podem apresentar sobrepeso ou obesidade; como o tecido adiposo produz citocinas pró-inflamatórias, seu excesso pode agravar a inflamação. Estudos mostram que as proteínas do soro de leite bovino (PSL) podem melhorar a composição corporal (aumento de tecido muscular e redução de tecido adiposo) e apresentar efeitos imunorreguladores. Estes benefícios, somados ao efeito antiinflamatório da citocina TGF-², colaborariam com a remissão da doença, reduzindo inflamação e sintomas gastrointestinais, proporcionando, então, maior qualidade de vida e melhora no estado nutricional dos pacientes. Este estudo irá avaliar os efeitos de um suplemento constituído de concentrado de PSL bovino enriquecido com TGF-², sobre o Índice de Atividade da Doença (IADC) e estado nutricional de indivíduos com DC. O estudo será um ensaio clínico prospectivo, duplo-cego, placebo-controlado. Os pacientes serão divididos aleatoriamente em dois grupos: um deles suplementado com 30g de concentrado de PSL por dia, e o segundo, com placebo (maltodextrina). A adesão aos produtos será avaliada por meio de questionário aplicado durante entrevista com o paciente. O estado nutricional será avaliado através da antropometria, bioimpedância, recordatório alimentar, e dosagens de albumina e pré-albumina sérica. As avaliações serão feitas antes, durante e após a suplementação, que terá duração de 16 semanas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, JULIA FIGUEIREDO; OYA, VANESSA; RODRIGUES COY, CLAUDIO SADDY; MORCILLO, ANDRE MORENO; SEVERINO, SILVANA DALGE; WU, CHAO; SGARBIERI, VALDEMIRO CARLOS; DOS SANTOS VILELA, MARIA MARLUCE. Whey and soy protein supplements changes body composition in patients with Crohn's disease undergoing azathioprine and anti-TNF-alpha therapy. NUTRICION HOSPITALARIA, v. 31, n. 4, p. 1603-1610, APR 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.