Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de deficiência no consumo e absorção de vitamina d e cálcio em pacientes vivendo com hiv/aids

Processo: 11/04868-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Jorge Simão do Rosário Casseb
Beneficiário:Stephanie Bianca Haél Sales
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Absorção   Deficiências   Vitamina D   Cálcio   HIV

Resumo

A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), constitui um desafio sem precedentes na história moderna à saúde pública. Após o início do uso de antirretroviral combinado (HAART), a mortalidade por doenças oportunistas teve um grande declínio. Entretanto, os distúrbios metabólicos, como redistribuição de gordura corporal (lipodistrofia), Diabetes Melitus tipo 2 e Hipertensão Arterial, passaram a ser a grande importância na prática clínica. Intervenção nutricional deve fazer parte de todos os programas de controle e tratamento de HIV/AIDS, pois a incidência de distúrbios metabólicos e perda de micronutrientes podem ter impacto na morbidade e mortalidade.As deficiências de Vitamina D são comuns em pacientes que utilizam antiretrovirais, devido a diminuição da absorção, interação medicamentosa, diarréia e vômitos, dentre as complexas alterações a diminuição da massa óssea é comum. O estudo será realizado em uma coorte de 379 pacientes infectados pelo HIV em seguimento no ambulatório de Imunodeficiências secundárias do HCFMUSP, através de antropometria, exames laboratoriais, anamnese alimentar, e quantificação de micronutrientes pelo método HPLC. Portanto, os resultados deste estudo pdoerão ajudar a traçar métodos precisos no diagnóstico, e a melhor terapêutica e adesão ao tratamento anti-HIV. Deste modo, minimizar o impacto dessas alterações e contribuir a nível individual e coletivo para o seu declínio, promovendo a saúde e a qualidade de vida destes pacientes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES, STEPHANIE HAEL; DA MATTA, SANDRA; DA SILVA, DANIELA CARDEAL; ASSONE, TATIANE; FONSECA, LUIZ AUGUSTO M.; DUARTE, ALBERTO J. S.; CASSEB, JORGE. High frequency of deficient consumption and low blood levels of 25-hydroxyvitamin D in HIV-1-infected adults from Sao Paulo city, Brazil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 5, AUG 10 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALES, Stephanie Bianca Haél. Prevalência de deficiência/insuficiência nos níveis séricos e consumo de vitamina D e cálcio em pacientes HIV. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.