Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da reprodutibilidade de parâmetros biomecânicos em portadores da síndrome da dor femuropatelar durante subida de escada

Processo: 11/04808-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Mícolis de Azevedo
Beneficiário:Deisi Ferrari
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Eletromiografia   Biomecânica

Resumo

A SDFP acomete frequentemente atletas e população sedentária do gênero feminino causando dor difusa anterior ou retropatelar que é exacerbada durante atividades funcionais, como subir e descer degraus, permanecer por um período prolongado sentado, agachado ou ajoelhado, dentre outros. Apesar de sua etiologia permanecer indefinida, sabe-se que ocorre uma alteração fisiológica na articulação femoropatelar decorrente de uma instabilidade da patela, deixando-a suscetível ao deslocamento medial ou lateral durante o movimento de extensão do joelho. Acredita-se que esta instabilidade patelar seja provocada por um desequilíbrio entre a ação do músculo vasto lateral (VL) e vasto medial (VM), prejudicando o alinhamento da patela no sulco intercondiliano. O estudo eletromiográfico dos músculos VL e VM durante a subida de escadas é frequentemente utilizada para análise da SDFP, pois a eletromiografia permite uma análise dos sinais elétricos do músculo, enquanto a escada proporciona uma exacerbação da atividade equilibrada dos músculos VL e VM durante a atividade. Pesquisas neste âmbito são realizadas, no entanto ocorrem divergências metodológicas, principalmente no que se refere aos métodos de processamento dos sinais eletromiográficos (EMG), contribuindo com as indefinições referentes às etiologias da SDFP. Neste contexto, este projeto tem como objetivo testar a viabilidade e a reprodutibilidade de um parâmetro indicador do comportamento específico do espectro de freqüência do sinal EMG, para a caracterização da SDFP, representado pela intensidade das bandas de baixa (15 a 45 Hz), média (45 a 96Hz) e alta frequência (96 a 400Hz) em um delineamento experimental que envolve uma atividade funcional de subida de escada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRARI, DEISI; KURIKI, HELOYSE ULIAM; SILVA, CRISTIANO ROCHA; ALVES, NERI; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS. Diagnostic Accuracy of the Electromyography Parameters Associated With Anterior Knee Pain in the Diagnosis of Patellofemoral Pain Syndrome. ARCHIVES OF PHYSICAL MEDICINE AND REHABILITATION, v. 95, n. 8, p. 1521-1526, AUG 2014. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRARI, Deisi. Análise da reprodutibilidade de parâmetros biomecânicos em indivíduos saudáveis e portadores da síndrome da dor femoropatelar durante subida de escada. 2013. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.