Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre valores de circunferência da cintura e hipertensão, diabete melito e doença cardíaca, referidas por idosos - Estudo SABE; Saúde, Bem-estar e Envelhecimento, 2000 e 2006.

Processo: 11/04888-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Nunes Marucci
Beneficiário:Luiza Antoniazzi Gomes de Gouveia
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Circunferência abdominal   Idosos   Diabetes mellitus   Hipertensão   Gordura abdominal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circunferência da Cintura | diabete melito | doenca cardiaca | Gordura abdominal | hipertensão | idoso | Antropometria de idosos

Resumo

Introdução: A associação positiva entre circunferência da cintura (CC) e hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabete melito (DM) e doença cardíaca (DC) é bem estabelecida e avaliada a partir de valores que evidenciaram essa associação em população adulta, porém, essa relação deve ser investigada em indivíduos idosos, devido às alterações fisiológicas desse grupo populacional. Objetivo: Verificar associação entre circunferência da cintura, em 2000, e HAS, DM e DC, referidas por idosos, em 2006, e identificar valores críticos de CC com melhor capacidade discriminatória entre idosos doentes e não doentes. Métodos: Trata-se de estudo longitudinal com utilização de dados do Estudo SABE: Saúde, Bem-estar e Envelhecimento, realizado no município de São Paulo, em 2000 e em 2006. A população de estudo foi composta por idosos que não referiram HAS, DM e DC, em 2000, e que apresentavam valor de CC. As variáveis de estudo foram CC (variável contínua) e índice de massa corporal (< 28 kg/m2 e e 28 kg/m2), medidas realizadas em 2000, sexo, grupo etário (60 a 74 e e 75), etnia (caucasiana e outras), e HAS, DM e DC referidas, em 2006. Para verificar a associação, utilizou-se o teste Rao & Scott (p<0,05) para amostra complexa, e regressão logística múltipla. A área sob a curva ROC (AUC) foi utilizada para estimar o desempenho geral dos valores críticos de CC, em discriminar corretamente idosos segundo a referência ou não referência das doenças que apresentaram associação com a CC. O valor crítico com máxima soma de sensibilidade (S) e especificidade (E), dentre os valores que apresentaram ao menos S=50% e E=50% foi identificado como o valor de CC com melhor poder discriminatório entre idosos doentes e não doentes. Para cada valor crítico são apresentadas as razões de verossimilhança positiva (RVP) e negativa (RVN). Todos os cálculos foram realizados pelo programa estatístico Stata versão 10.0.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOUVEIA, Luiza Antoniazzi Gomes de. Associação entre valores de circunferência da cintura e hipertensão arterial, doença cardíaca e diabete melito, referidas por idosos - Estudo SABE: Saúde, Bem-estar e Envelhecimento, 2000 a 2006. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.