Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interferência de fármacos que atuam via receptores e/ou transportadores de GABA e Glutamato, no ciclo de vida do Trypanosoma cruzi.

Processo: 11/05037-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Ariel Mariano Silber
Beneficiário:Flávia Silva Damasceno
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Quimioterapia   Trypanosoma cruzi

Resumo

A doença de Chagas é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e afeta aproximadamente 15 milhões de pessoas em áreas endêmicas do México, América central e do Sul, causando aproximadamente 12 mil mortes por ano. Pode ser considerada extremamente negligenciada, o que ilustra uma realidade preocupante face às necessidades das populações mais pobres e vulneráveis do planeta. Apesar de ter sido descoberta há mais de um século, ainda não existe uma terapia eficaz contra a doença de Chagas. O Trypanosoma cruzi é capaz de utilizar carboidratos e aminoácidos como fonte de carbono e energia. As formas tripomastigotas utilizam preferencialmente a glicose, enquanto as formas epimastigotas obtêm sua energia preferencialmente dos aminoácidos L-prolina, L-aspártico e L-glutâmico/glutamina, que são constituintes da hemolinfa e de fluidos dos tecidos do hospedeiro invertebrado. Os aminoácidos também estão envolvidos em outros processos no ciclo de vida do T. cruzi como diferenciação das formas epimastigotas intracelular para tripomastigotas, nos processos de osmorregulação, crescimento e resistência do parasita a diferentes tipos de estresse. Recentemente foi demonstrado que os aminoácidos GABA e glutamato também são transportados em T. cruzi. A existência de um transportador de GABA pode indicar a participação deste aminoácido em processos biológicos e no metabolismo do T. cruzi podendo assim ser utilizado como alvo para novas terapias contra a doença de Chagas. O presente projeto tem como objetivo analisar a interferência de fármacos que atuam via receptores e/ou transportadores de GABA e Glutamato, no ciclo de vida do T. cruzi.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DAMASCENO, Flávia Silva. Estudo da interferência de fármacos, que atuam via receptores e/ou transportadores de GABA e Glutamato, no ciclo de vida do Trypanosoma cruzi.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.