Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos polimorfismos nos genes da leptina e do receptor da leptina sobre a compulsão alimentar em crianças e adolescentes obesos

Processo: 11/05322-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcio Corrêa Mancini
Beneficiário:Clarissa Tamie Hiwatashi Fujiwara
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno da compulsão alimentar   Obesidade pediátrica   Endocrinologia   Leptina

Resumo

A obesidade consiste num importante problema de saúde pública, cuja prevalência cresce mundialmente. Estima-se que 30% dos pacientes à procura de tratamento para o excesso de peso apresentam o transtorno da compulsão alimentar periódica. Estes indivíduos possuem níveis alterados de leptina, sendo um dos possíveis mecanismos associados à patogênese da compulsão alimentar, a falta de ação da leptina decorrente de baixa produção e/ou resistência à leptina. Fatores genéticos participam da etiologia multifatorial de transtornos alimentares e polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) no gene da leptina (LEP) e seu receptor (LEPR) e podem alterar o nível de leptina, aumentando o risco para o desenvolvimento da compulsão alimentar e, consequentemente, o agravamento da obesidade. O estudo dessas variações permitirá a melhor compreensão dos fatores genéticos que predispõem a este comportamento alimentar, uma vez que trabalhos com a população pediátrica ainda são escassos no Brasil. O objetivo deste estudo é investigar a influência das variantes genéticas no LEP e LEPR sobre a severidade da compulsão alimentar, risco para obesidade e perfil metabólico em crianças e adolescentes obesos, além de determinar a frequência alélica e genotípica dos SNPs rs1137101, rs1137100 e rs8179183 no LEPR e rs7799039 no LEP em nossos pacientes. O estudo compreenderá 500 crianças e adolescentes obesos e um grupo controle composto por 150 indivíduos com idade entre 8 e 17 anos com peso normal. A amostra será caracterizada quanto aos parâmetros antropométricos, perfil metabólico e a severidade da compulsão alimentar. O desenvolvimento do estudo molecular será então conduzido para posterior análise e discussão dos resultados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Projetos apoiados pela FAPESP ganham prêmio em congresso de Nutrição 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUJIWARA, Clarissa Tamie Hiwatashi. Efeito dos polimorfismos nos genes  da leptina e do receptor da leptina sobre a compulsão alimentar em crianças e adolescentes obesos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.