Busca avançada
Ano de início
Entree

Políticas culturais à cultura popular nos municípios do Pontal do Paranapanema: Rosana e Mirante do Paranapanema

Processo: 11/05377-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rosângela Custodio Cortez Thomaz
Beneficiário:Clediane Nascimento Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Assentamento rural   Cultura popular

Resumo

Esta pesquisa tem o propósito de estudar a cultura popular dos municípios selecionados no Pontal do Paranapanema: Rosana e Mirante do Paranapanema, por meio do levantamento e detalhamento das políticas culturais elaboradas desde o período de emancipação política - administrativa até o ano de 2010, relacionando território, geografia da cultura e geografia do turismo. Rosana foi selecionado devido a pesquisas já realizadas e o segundo município por destacar-se pela quantidade de assentamentos rurais instalados, e a presença de ações como os territórios da cidadania, por isso o mesmo foi selecionado, para que seja efetuada uma analise comparativa entre a política cultural popular desenvolvido nos dois municípios. A pesquisa será desenvolvida por meio de investigação sistemática e empírica na qual a principal busca é a geração de conhecimento e registro das informações e sua aplicabilidade na resolução de prováveis problematização identificadas no decorrer do estudo. A pesquisa bibliográfica na tentativa de aprofundar o objeto de estudo e obter um contingente informacional a cerca de política cultural, cultura popular, geografia e turismo e suas relações. Pesquisa documental, principalmente nos arquivos municipais, atas de câmeras de vereadores, diário oficial, editais públicos, para conhecer e obter dados concretos sobre a gestão pública, os projetos aprovados ou leis referentes ao desenvolvimento da cultura popular. A participação in loco nas manifestações culturais populares, por meios da técnica de observação assistemática com o propósito de registrar as manifestações culturais como elas ocorrem, contribuindo para a caracterização das mesmas e posteriormente a análise. A análise dos resultados se fará por meio da interpretação da bibliografia pesquisada e sua relação direta com o objeto de estudo, para isto, será considerada os seguintes aspectos: mensuração dos documentos pesquisados; a descrição das políticas culturais identificadas; avaliação das entrevistas de modo crítico e a utilização dos dados obtidos por meio da técnica de observação e a elaboração do inventário dos bens histórico-culturais identificados.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Clediane Nascimento. O patrimônio cultural e as identidades territoriais como possibilidades de desenvolvimento da atividade turística no município de RosanaSP. 2013. 178 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.