Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de taxas variáveis de adubação na produtividade de laranjeiras ao longo de quatro safras

Processo: 11/05303-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:José Paulo Molin
Beneficiário:André Freitas Colaço
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura de precisão   Variabilidade espacial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura de precisão | Citrucultura | mapa de produtividade | Taxa variável de adubação | Variabilidade espacial | Agricultura de Precisão

Resumo

A cultura da laranja tem grande importância para o agronegócio brasileiro e mundial. Por ser altamente tecnificada e que almeja aumentos na lucratividade, novas tecnologias que possam otimizar o processo produtivo tem sido investigadas pelo setor. Dentre elas tem-se a agricultura de precisão (AP), que propõe um sistema de manejo capaz de lidar com a variabilidade espacial das lavouras e com isso otimizar o uso de insumos. Uma das principais ferramentas utilizadas em AP é a aplicação de insumos, especialmente fertilizantes e corretivos, em taxa variável, ou seja, de acordo com a demanda local e a variabilidade espacial encontrada no campo. Essa técnica tem sido estudada para a cultura do citros, porém nenhum estudo abordou esse tema de forma contínua e suficientemente duradoura para que se avalie a influência dessa prática de adubação na produtividade dos pomares no longo prazo. Dessa forma, o presente estudo se propõem a avaliar a aplicação da taxa variável de adubação na cultura da laranja em um pomar que já vem sendo conduzido com essa prática e avaliar os efeitos na produtividade, nutrição das plantas e qualidade dos frutos após quatro safras de utilização da técnica. Para tanto, serão utilizado dois talhões com os seguintes tratamentos implantados desde 2008: adubação em doses variadas (DV) e dose fixa (DF). Serão então coletadas amostras de solo e folhas em uma malha amostral e também os mapas de produtividade nas áreas estudadas. A partir desses dados serão realizadas as recomendações de adubação e a intervenção em taxa variável no tratamento DV, para que seja comparada à adubação convencional realizada no tratamento DF. Os resultados obtidos ao longo de quatro safras serão analisados a partir de mapas de fertilidade do solo, nutrição das plantas e mapas de produtividade gerados para os dois tratamentos, possibilitando a análise e interpretação da variabilidade espacial e temporal dos fatores estudados e comparação entre os tratamentos aplicados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLACO, A. F.; TREVISAN, R. G.; KARP, F. H. S.; MOLIN, J. P.. Yield mapping methods for manually harvested crops. COMPUTERS AND ELECTRONICS IN AGRICULTURE, v. 177, p. 14-pg., . (11/05303-6)
COLACO, A. F.; MOLIN, J. P.. Variable rate fertilization in citrus: a long term study. PRECISION AGRICULTURE, v. 18, n. 2, p. 169-191, . (11/05303-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLAÇO, André Freitas. Efeito da adubação em doses variadas em pomares de laranjeiras ao longo de quatro safras. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.